Bolsonaro depõe por três horas na sede da PF sobre vacinas | aRede
PUBLICIDADE

Bolsonaro depõe por três horas na sede da PF sobre vacinas

Ex-presidente Jair Bolsonaro depôs no âmbito da Operação Venire, que investiga possíveis fraudes em cartões de vacina

A PF investiga Bolsonaro e outras 15 pessoas por infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores
A PF investiga Bolsonaro e outras 15 pessoas por infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após três horas, foi finalizado o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se estendeu até as 17h20 desta terça-feira (16), na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF). O ex-mandatário depôs sobre fraudes nos cartões de vacinação dele, da filha, de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, e de pessoas próximas.

O ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal por volta das 13h30 e começou a depor às 14h. Este foi o depoimento mais longo prestado por ele, teria respondido a 60 perguntas, dentre os três realizados nos últimos 40 dias. Ao final, e depois de sua equipe de defesa ter revisado o depoimento, Bolsonaro saiu da PF sem falar com a imprensa. Os advogados também evitaram os jornalistas, alegando atraso para pegar um voo.

Bolsonaro deu sua versão sobre o caso, investigado na Operação Venire. A PF investiga Bolsonaro e outras 15 pessoas por infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

O colunista do Metrópoles Guilherme Amado apurou que Jair Bolsonaro alegou que Mauro Cid tinha acesso ao celular dele e mexia no aparelho sem permissão. Se fosse perguntado se sabia da falsificação, Bolsonaro afirmaria que não tinha conhecimento e que foi surpreendido.

Emissão de certificados

As versões, no entanto, se chocam com as diligências da Polícia Federal. Quando a documentação que embasou a prisão de aliados bolsonaristas, como o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, foi liberada por Moraes, tornou-se público que o usuário de Bolsonaro no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, emitiu ao menos quatro vezes certificados de vacinação contra Covid-19 que seriam do ex-presidente.

Três desses certificados foram emitidos em 22, 27 e 30 de dezembro de 2022; antes, portanto, de Bolsonaro embarcar para o autoexílio em Orlando (EUA), no início da tarde de 30 de dezembro.

Conforme publicado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, antes de Bolsonaro deixar a Presidência, o e-mail de acesso à sua conta no ConecteSUS estava no nome de Cid. Após o dia 30, o e-mail foi alterado, deixando o controle com Marcelo Costa Câmara, assessor especial do ex-mandatário. Os cartões de vacina foram posteriormente apagados.

Espera-se que a defesa de Bolsonaro insista no argumento de que ele não sabia do suposto esquema de falsificação nos cartões de vacinação e aponte Mauro Cid como o responsável pelas fraudes.

Depoimento adiado

O pedido da PF era para que Bolsonaro prestasse depoimento já em 3 de maio, quando a operação foi deflagrada. No entanto, o ex-presidente optou por não falar na data, pois a defesa ainda não havia tido acesso ao processo. Wajngarten afirmou que o ex-titular do Planalto desconhecia o suposto esquema.

Segundo a PF, um grupo próximo a Bolsonaro, incluindo seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid, teria emitido certificados falsos de vacinação para pessoas que não tinham sido imunizadas a fim de que elas pudessem viajar e acessar locais em que a imunização era obrigatória.

Com informações do site Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE