Clube da Robótica participa da Smart City Expo em Curitiba
Evento aconteceu na última semana, entre os dias 22 a 24. O Clube participou junto ao Governo do Estado
Publicado: 27/03/2023, 10:29
O Clube da Robótica participou junto ao Governo do Estado da Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, realizado de quarta a sexta-feira (22 a 24) dessa semana. A feira reuniu palestrantes, empresas e órgãos públicos, estaduais e de diversos municípios paranaenses, com o objetivo de apresentar e discutir ideias inovadoras para o futuro das cidades e seus cidadãos.
A participação do Clube surgiu de uma parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti – PR), que fez o convite para que o Clube da Robótica participasse do stand do Governo do Estado do Paraná no Evento. “O Clube é uma startup que agrega soluções inteligentes para a educação e que tem representatividade e bons resultados nessa área”, explica o CEO da empresa, Evandro Kafka.
O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, destaca que pensamento computacional e robótica são fundamentais para o ensino de crianças e adolescentes nas escolas. “A ideia de levar uma empresa que está incubada dentro de uma universidade, nos orgulha muito. Por isso que a gente levou a startup para dentro do stand do governo. E, modéstia à parte, fez bastante sucesso”, relata.
O Clube da Robótica levou para a feira a RobotBox, um kit de robótica de baixo custo para escolas de ensino fundamental. Nos mais de 20 kits já desenvolvidos pela empresa, o aluno é apresentado a problemas e desenvolve soluções com base em conhecimentos de ciências, matemática, física e química. Tudo isso com apoio de material didático ilustrado e baseado em storytelling. Pelegrina avalia que a participação da startup ponta-grossense inovou ao apresentar soluções simples para grandes demandas do ensino. “O importante é o método utilizado para ensinar as crianças. Eu acredito que foi muito positiva a presença do Clube da Robótica.”
O diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG, (Agipi), Rodrigo Simionato, afirma que o sentimento de ver umas das startups incubadas convidada a participar do Smart City representando o Governo do Estado é de dever cumprido. “O Clube representar as startups paranaenses é para nós um reconhecimento, de que tanto incubadora como incubada estão trilhando bons caminhos e prosperando juntas”, avalia.
Vitrine para além fronteias
O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, promovidos anualmente pela Fira Barcelona. Em sua quarta edição em Curtiba, o evento recebeu mais de 15 mil participantes de diversos países. “Para nós foi um grande prazer estarmos junto ao Governo do Estado. A feira significou uma importante vitrine, pois pudemos conversar com prefeituras de diversos municípios, gestores escolares e, para além disso, pessoas de todo o Brasil e de outros países”, relata Kafka.
O CEO da empresa afirma ainda que a feira deve render bons frutos para a startup: “O interesse das crianças e dos pais nos nossos materiais foi muito positivo. Também conseguimos apresentar nossos kits e soluções para uma diversidade de setores, marcar reuniões para os próximos dias e prospectar novas parcerias para o nosso negócio”.