Deputados de PG exaltam aprovação de projeto
Parlamentares ponta-grossenses votaram a favor do novo piso salarial para categoria Parlamentares ponta-grossenses votaram a favor do novo piso salarial para categoria
Publicado: 05/05/2022, 16:50
Parlamentares ponta-grossenses votaram a favor do novo piso salarial para categoria
A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (4), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.
“Conforme assumido com a enfermagem brasileira, não será na semana que vem que este projeto seguirá para sanção presidencial, mas sim tão logo garantirmos o respectivo financiamento”, disse a relatora da proposta, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).
O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
Como votaram os ponta-grossenses
Os deputados federais, Aliel Machado (PV) e Sandro Alex ( PSD) votarão a favor do novo piso para os profissionais da área da enfermagem. Aliel comemorou a aprovação do projeto que era uma luta da classe há anos.
“Esta é uma luta de anos, que tenho orgulho em defender desde o primeiro ano de mandato. Os profissionais, fundamentais para o país (tão evidente durante a pandemia), merecem todo respeito e valorização. Eles são chamados super-heróis. Mas a verdade é que eles são pais e mães de família e precisam ser valorizados”, disse Aliel.
Para Sandro Alex, é uma reivindicação justa, até mesmo como reconhecimento aos profissionais. “Desde o primeiro mandato sou signatário dos projetos de enfermagem, e justo até como forma de reconhecimento, que ao longo da pandemia trabalhou muito. E uma vitória da classe, da saúde pública do Brasil”, afirmou Sandro Alex que lembrou esse pedido dos profissionais durava 20 anos.
Com informações da Agência de Notícias da Câmara