Lotéricas reabrem para pagamento de contas

Cotidiano

26 de março de 2020 14:40

Da Redação


Relacionadas

Professora coloca deveres em 'varal' para alunos estudarem

Estados podem entrar em fase de acelerada da Covid

Paraná registra sétima morte por Coronavírus

Curitiba tem 12 pacientes internados em estado grave
Brasil tem 72 mortos em 24h e mais de 10 mil casos
Forças Armadas ampliam produção de álcool e cloroquina
Idoso de Cianorte é a 6ª vítima de Coronavírus no PR
Após decreto que coloca casas lotéricas entre serviços essenciais, estabelecimentos abrem para pagamentos e saques de aposentadoria Foto: Reprodução/R7 Notícias
PUBLICIDADE

Após decreto que coloca casas lotéricas entre serviços essenciais, estabelecimentos abrem para pagamentos e saques de aposentadoria

Após o presidente Jair Bolsonaro ter atualizado um decreto que garante o funcionamento das casas lotéricas como serviços essenciais, na noite da quarta-feira (25), esses estabelecimentos reabriram em diversas cidades na manhã desta quinta-feira. O funcionamento dos espaços, porém, será apenas para serviços de benefícios sociais. As lotéricas não funcionarão para jogos. 

De acordo o Sincoesp (Sindicato Comissários Consignatários Estado de São Paulo), que representa os trabalhadores de casas lotéricas, os estabelecimentos funcionarão para pagamentos de contas em geral, do FGTS e serviços bancários. Isso porque, segundo a entidade, é uma forma que não deixar uma parcela da população que não tem acesso às agências bancárias desassistidas. As pessoas podem, com a medida, sacar a aposentadoria, entre outros serviços. 

O sindicato afirma também que o serviços de jogos não funcionará, uma vez que se trata de um hábito da população de mais de 60 anos, grupo de risco da Covid-19, ir até as casas para fazer apostas. O objetivo, diz a entidade, é não fazer essa parcela sair de casa para jogar. 

A Caixa Econômica Federal cancelou a Loteria Federal, o mais antigo jogo e com maior número de idosos entre os apostadores. O sindicato verifica a abrangência do decreto presidencial, uma vez que existem lojas shopping, estabelecimentos que estão fechado em razão da quarentena para conter a pandemia do coronavírus em todo o país. 

A determinação é para que todas as casas lotéricas sejam reabertas, porém, na prática a reabertura está sendo acompanhada em cada município. O sindicato informou ainda que, caso o empresário sinta que está em risco ou colocando os funcionários em risco, ele pode, sem ônus, fechar e comunicar a Caixa Econômica Federal sobre o fechamento. 

Com informações do portal R7 Notícias.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização