Desafios no trânsito pedem planejamento urbano estratégico a PG
Conselheira, empresária destaca que o crescimento de Ponta Grossa criou um "estrangulamento no sistema viário" do Município
Publicado: 25/10/2025, 12:39

A conselheira da área Empresarial do Grupo aRede, Giorgia Bin Bochenek, acredita que Ponta Grossa vive um momento "ímpar" de crescimento. Porém, essa expansão urbana criou "estrangulamento no sistema viário" - leia a reportagem aqui. Diante desse cenário, ela destaca a necessidade e uma planejamento urbano estratégico para o crescimento ordenado do Município.
Confira abaixo a opinião na íntegra da Giorgia, advogada, empresária e a primeira mulher presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg):
"Vivemos em Ponta Grossa um momento ímpar de crescimento e desenvolvimento. A cidade se expande, novas empresas chegam, bairros se desenvolvem e a economia movimenta-se em ritmo acelerado. No entanto, esse progresso traz desafios, entre eles os gargalos no trânsito, que impactam a qualidade de vida de todos os cidadãos.
A expansão urbana dos últimos anos, embora sinal de vitalidade, criou estrangulamentos no sistema viário que vivenciamos no dia a dia. Congestionamentos em vias principais, dificuldades de acesso a determinadas regiões e o aumento do tempo de deslocamento são sintomas de que o crescimento precisa ser acompanhado de planejamento urbano eficiente e constantemente atualizado.
Neste contexto, a atuação do Instituto de Planejamento Urbano (Iplan) é essencial para modernizar e dinamizar o desenvolvimento da cidade. Porém, é fundamental que este instituto atue em constante diálogo com o setor produtivo, ouvindo as necessidades das empresas e compreendendo a dinâmica econômica que impulsiona Ponta Grossa. Recentemente, a Acipg esteve reunida com o Iplan justamente para contribuir com a atualização do Plano Diretor, para que ele se tornasse mais dinâmico, que não engesse o setor construtivo e permita que os investimentos continuem fluindo para nossa cidade.
O planejamento urbano de Ponta Grossa deve ser construído a várias mãos, envolvendo poder público, setor privado, academia e sociedade civil organizada. Precisamos de um modelo que garanta o crescimento ordenado da cidade, mas que simultaneamente não crie obstáculos ao desenvolvimento econômico e à atração de novos investimentos. Equilibrar organização urbana e progresso econômico é o grande desafio que temos pela frente.
Como representante do setor empresarial, acredito que somente com planejamento integrado e visão de futuro poderemos transformar os atuais desafios do trânsito em oportunidades de modernização. Que possamos construir juntos uma Ponta Grossa que cresce de forma harmoniosa, onde o desenvolvimento econômico anda lado a lado com a qualidade de vida de seus cidadãos".
CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.





















