Índices apontam crescimento qualitativo na Educação de Sengés
Fluência leitora, alfabetização, IFL e Ideb, além de série de investimentos em infraestrutura, posicionam município entre destaques da região e do Paraná; Grupo aRede conversou com a secretária da pasta

A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Sengés esteve, na manhã desta quarta-feira (11), na sede do Grupo aRede, em visita para conhecer a estrutura dos meios de comunicação e projetos do local, com ênfase no Vamos Ler – Geração Digital. Estiveram presentes a secretária de Educação Valdirene Aparecida Bulka, a coordenadora geral da Educação Básica Alessandra Rodrigues, o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental Luis Rogério Garcia Fante, o diretor do Departamento de Compras Ricardo de Jesus Soares e a assessora de Comunicação Luiza Sampaio Nogueira.
Para falar um pouco mais das ações da pasta, Valdirene concedeu uma entrevista ao vivo nos estúdios do Portal aRede para falar sobre diversas questões, que envolvem desde os últimos meses de gestão, os investimentos, a própria visita, valorização profissional e o planejamento para 2026.
“A avaliação é muito positiva (do primeiro ano de trabalho). A Educação de Sengés continuou avançando em 2025 e, hoje, já temos resultados concretos que comprovam esse crescimento. Conquistamos o selo Ouro no Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. Além disso, dentro do nosso Núcleo Regional, fomos o único município a alcançar nota acima de 8.0 na avaliação de fluência leitora, demonstrando a evolução dos nossos alunos e o empenho da equipe escolar”, aponta Valdirene.
A educadora também pontua a série de investimentos nos últimos 13 meses, período alinhado à nova gestão do prefeito Gerson Nunes: estrutura física das escolas, melhorias na infraestrutura e modernização de ambientes escolares, aquisição de equipamentos, computadores, telas digitais e aparelhos de ar-condicionado, além de outros itens.
A valorização profissional foi uma grande pauta na entrevista com a secretária: a garantia da Prefeitura e Secretaria de Educação no pagamento do salário dos professores acima do piso nacional. “Também, criamos uma lei de gratificação anual, baseada no rendimento escolar, como forma de incentivo e reconhecimento pelos resultados alcançados. Além disso, implantamos um programa de formação continuada, trazendo profissionais qualificados para falar sobre temas relevantes e atuais, fortalecendo o desenvolvimento profissional da equipe”, complementa a gestora.
Para fechar, Valdirene cita os índices educacionais: 81,96% de alfabetização, IFL 8,3 e um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 7,5. “Os resultados que já alcançamos mostram que estamos no caminho certo, mas, para 2026, queremos ir além: garantir que cada aluno aprenda, se desenvolva e tenha um futuro melhor”, conclui a secretária.




















