Imbaú e UEPG iniciam discussões para atualizar o Plano Diretor | aRede
PUBLICIDADE

Imbaú e UEPG iniciam discussões para atualizar o Plano Diretor

A Prefeitura Municipal e a Universidade assinaram um Acordo de Cooperação Técnico-Científico em setembro deste ano

Equipes estiveram reunidas nessa terça-feira (25)
Equipes estiveram reunidas nessa terça-feira (25) -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Equipes da Prefeitura Municipal de Imbaú e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram, nessa terça-feira (25), a primeira reunião de início das discussões para atualizar o Plano Diretor Participativo. A gestão e a entidade assinaram um Acordo de Cooperação Técnico-Científico em setembro deste ano.

"Demos um passo muito importante para o futuro de Imbaú. Realizamos a reunião em parceria com a UEPG, com o corpo técnico da Universidade e a equipe de secretários municipais. O trabalho está regulamentado por Decreto Municipal, que instituiu o Grupo de Trabalho Intersetorial e estabeleceu o cronograma de execução para 2025", ressalta a prefeita Dayane Sovinski (PSD).

Segundo a chefe do Executivo Municipal, o projeto reforça que o desenvolvimento de Imbaú deve ser sustentável, planejado e alinhado ao futuro. "A gestão atua para ampliar a arrecadação, atrair novos investimentos e consolidar uma identidade econômica municipal sólida, sempre com responsabilidade social e ambiental", completa.

O Plano Diretor orienta o desenvolvimento e a expansão urbana de uma cidade. Ele estabelece as diretrizes para o crescimento ordenado do município e busca garantir a função social e a qualidade de vida dos habitantes. A produção desses documentos exige mão de obra especializada e demanda investimento de R$ 772 mil, em média. Em contrapartida, os pesquisadores da UEPG realizam um trabalho sem necessidade de alocação de recursos das Prefeituras.

"Um marco para o futuro de Imbaú. Essa parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa terá um impacto direto na vida de todos os imbauenses. Juntos, vamos revisar o nosso Plano Diretor Participativo, garantindo que o crescimento da nossa cidade seja planejado com sustentabilidade, justiça social e participação popular", disse Dayane.

EQUIPES PRESENTES NA REUNIÃO

A reunião teve o apoio técnico e científico do professor Márcio Ornat, responsável pelo LabPlan/UEPG. "Sua contribuição tem garantido estudos de alta precisão acadêmica e sensibilidade territorial. Registramos nossos agradecimentos à UEPG, à SETI e ao reitor Miguel Sanches Neto pela parceria institucional, que fortalece o planejamento municipal e assegura uma elaboração conjunta baseada em conhecimento, técnica e visão de futuro", agradece Dayane.

No âmbito municipal, os trabalhos são coordenados pela secretária Municipal de Meio Ambiente e Assessora Jurídica, Naigler Cavalcanti Jangada, que integra as secretarias ao diálogo técnico de planejamento. Entre os temas debatidos, destacaram-se os primeiros estudos referentes às áreas de conservação e proteção ambiental, desenvolvidos em conjunto com o secretário de Desenvolvimento, José Diogo Rodrigues, que contribuiu com a visão urbanística e territorial do município.

DESENVOLVIMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO

Segundo a prefeita, durante a reunião também foi debatido o zoneamento industrial de Imbaú. "Estamos identificando oportunidades para um crescimento organizado e fortalecimento do setor produtivo — tema acompanhado pelo secretário de Indústria e Comércio, Marcos Paulo de Campos. Além disso, foram tratadas estratégias para melhoria da arrecadação municipal, com foco na modernização fiscal e ampliação da capacidade de investimentos", comenta Dayane.

Outro projeto em parceria com a UEPG é a implantação de instituições de ensino nas modalidades presencial e na Educação à Distância (EaD), voltadas ao perfil econômico de Imbaú — com ênfase na área agrícola. A iniciativa reforça outro eixo do Poder Executivo: o desenvolvimento acadêmico e a qualificação profissional da população, ampliando oportunidades e fortalecendo a economia local.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right