Estado destina R$ 39,2 mi para construir 300 moradias nos Campos Gerais
Os recursos integram a nova modalidade do programa Casa Fácil Paraná – Municípios, lançada neste ano pelo Governo do Estado para ampliar o acesso à casa própria no Paraná
Publicado: 10/11/2025, 17:29

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta segunda-feira (10), em evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a liberação de R$ 533 milhões para a construção de moradias em 324 municípios paranaenses com até 25 mil habitantes. Do total, R4 39,2 milhões serão destinados para municípios dos Campos Gerais, para a construção de 300 moradias populares na região.
Os recursos integram a nova modalidade do programa Casa Fácil Paraná – Municípios, lançada neste ano pelo Governo do Estado para ampliar o acesso à casa própria e levar a produção habitacional para todo o território paranaense.
O investimento, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná, será repassado diretamente às prefeituras por meio de convênios firmados com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A iniciativa prevê a construção de até 25 casas por município, conforme o porte populacional, destinadas a famílias com renda de até dois salários mínimos.
De acordo com Ratinho Junior, essa nova modalidade do Casa Fácil tem um olhar para as famílias mais vulneráveis, que receberão a moradia sem custos. “É um programa voltado para cidades pequenas, com até 25 mil habitantes, e faz parte do guarda-chuva do Casa Fácil Paraná, que é o maior programa de construção de casas do Brasil”, disse o governador.
“A diferença é que, nesta modalidade, as casas não vão ser financiadas. Ele é voltado para famílias muito humildes e as casas são entregues gratuitamente. O objetivo é atender famílias que vivem em situações de vulnerabilidade, como aquelas que moram em beiras de rio, áreas de risco, em condições insalubres ou em casas muito precárias”, explicou. “Isso mostra que o Casa Fácil é um programa universal para todas as cidades do Paraná, feito para transformar a vida das famílias e fortalecer o desenvolvimento em cada município”.
REGIÃO - Nos Campos Gerais 18 cidades foram contempladas: Carambeí (25), Curiúva (15), Guamiranga (10), Imbaú (15), Ipiranga (15), Ivaí (15), Mallet (15), Ortigueira (25), Piraí do Sul (25), Porto Amazonas (10), Rebouças (15), Reserva (25), Rio Azul (15), São João do Triunfo (15), Sengés (20), Teixeira Soares (10), Tibagi (20) e Ventania (10).
A Cohapar fornecerá o projeto padrão das moradias, enquanto as prefeituras ficarão responsáveis por disponibilizar os terrenos e executar a infraestrutura necessária. “O programa Casa Fácil Municípios foi criado para atender as cidades com menos de 25 mil habitantes, que são locais onde os grandes programas habitacionais geralmente não conseguem chegar”, ressaltou o presidente da Cohapar, Jorge Lange. “Com esse convênio direto com os municípios, garantimos mais moradias, dignidade e qualidade de vida à população paranaense”.
GALERIA DE FOTOS
PREFEITOS - O prefeito de Curiúva, Christiano Borges, celebrou a conquista para a população. "Essa conquista representa mais dignidade, segurança e qualidade de vida para as famílias curiuvenses. É o resultado de uma parceria sólida entre o Governo do Estado, o município de Curiúva e o apoio dos nossos deputados Alexandre Curi e Moacir Fadel", disse.
Em sua fala, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, agradeceu ao apoio do Estado. "O município foi contemplado com um novo projeto habitacional. Tudo isso está sendo viabilizado através do apoio do Governo do Estado e do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli", completa.
Conforme relatou o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, as moradias serão destinadas às famílias que mais precisam. "Iniciando a semana com ótimas notícias para Piraí do Sul. Investimento que traz mais dignidade, segurança e qualidade de vida para muitas famílias da Piraienses", destacou.
Também presente em Curitiba para os anúncios, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, ressaltou a importância dos investimentos. "Mais um passo para garantir moradia digna e qualidade de vida às famílias rioazulenses", pontuou.
Com informações: AEN.
























