Indústria investe R$ 100 milhões para construção de usina de produção de biometano em Carambeí
Segundo a prefeita Elisangela Pedroso (PL), o investimento do Grupo Energisa faz parte do programa de industrialização do município
Publicado: 06/11/2025, 14:09

O Grupo Energisa concluiu, na última segunda-feira (03), a aquisição de 52% da Lurean, empresa localizada em Carambeí e que atua no tratamento de resíduos e comercialização do adubo orgânico. Com esta aquisição, será construída a segunda usina de produção de biometano da Companhia, com capacidade de produção de 28 mil m³/dia do biometano a partir da sua conclusão. O investimento total estimado para implantação da usina é de R$100 milhões e a previsão entrada em operação comercial é no primeiro trimestre de 2028.
Segundo nota divulgada pela empresa, a transação fortalece a estratégia de diversificação de portfólio do Grupo Energisa, com ampliação da presença no segmento de biometano e biofertilizantes, além do reconhecimento como empresa de soluções completas em energia voltadas para demandas dos clientes por combustíveis de baixo carbono e o impulsionamento da economia circular sustentável nas cadeias produtivas agroindustriais.
Segundo a prefeita Elisangela Pedroso (PL), o investimento faz parte do programa de industrialização do município. "Estamos visando o progresso, desenvolvimento, emprego, renda e também o aumento no orçamento geral do município. Com a cidade ganhando mais, conseguimos investir mais em políticas públicas para a população, melhorando a qualidade de vida de todos", conta.
Em sua fala, a chefe do Executivo Municipal também destaca o trabalho de equipes da Prefeitura para atrair novas indústrias. "Atualmente temos a experiência para dar suporte a qualquer empresa e indústria que venha a se instalar em Carambeí. Estamos correndo muito atrás disso, recebemos muitos investidores para mostrar nossos potenciais e tudo o que há de melhor em nossa cidade. Isso tem feito Carambeí ser destaque nos Campos Gerais com investimentos como esse. Ficamos felizes pelo Grupo Energisa investir em Carambeí", completa.
CONHEÇA - A Lurean se destaca pela localização estratégica, com proximidade de indústrias geradoras de resíduos agroindustriais, produtores agrícolas que demandam adubos e fertilizantes, além de grandes indústrias consumidoras de gás natural e que desejam descarbonizar a sua produção, adotando o biometano.
“Entramos no mercado de gás natural e biometano em 2023 e, com a nossa experiência centenária em gestão de ativos, estamos contribuindo para o desenvolvimento do setor porque acreditamos que a matriz energética brasileira precisa se diversificar ao mesmo tempo que promovemos de forma segura, acessível e sustentável novas fontes usando todo potencial natural que dispomos. Assim como em todos os negócios em que o Grupo Energisa atua, buscamos escalar de forma segura e neste investimentos estamos incorporando a experiências que adquirimos na nossa planta de Santa Catarina”, diz a diretora-presidente dos Negócios de Gás do Grupo Energisa, Débora Oliver. A usina de biometano da Agric, empresa que foi adquirida no ano de 2023, produzirá 25 mil m³/dia do biogás a partir do primeiro trimestre de 2026.
EXPANSÃO INDUSTRIAL - Conforme explica Elisangela, desde seu primeiro mandato, em 2021, a Administração Municipal busca a expansão industrial, com objetivo de dar oportunidades de empregos para a população de Carambeí. "Por isso, também trabalhamos a questão de capacitação de mão de obras. Em proporção ao número de habitantes, somos o município que mais investiu na profissionalização, para que todos estejam preparados para o mercado de trabalho", explica.
Nesse sentido, a executiva Débora Oliver destaca ainda que a ampliação da atuação do Grupo no mercado de biometano acontece em momento estratégico e pelo ótimo ambiente de negócios do estado do Paraná.
Com informações da assessoria de imprensa.





















