Presidente da AMCG destaca conquistas dos Campos Gerais em 2024
Atual prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle citou a importância da união entre os prefeitos para consolidar projetos importantes, que contribuíram para o desenvolvimento dos municípios
Publicado: 27/12/2024, 13:40
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) contribuiu, ao longo de 2024, para a execução de uma série de projetos voltados ao desenvolvimento das 19 cidades que compõem a região. Com apoio do Governo do Estado e diferentes entidades, foram promovidas ações com foco nas principais demandas de cada prefeitura, refletindo também na qualidade de vida da população. Entre elas, estão a melhoria da arrecadação dos municípios; a atenção para o setor habitacional; e projetos nas áreas de cultura, turismo e esporte.
O atual presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, lembra que a Associação exerce um papel fundamental nos Campos Gerais. “ A AMCG é o elo que une todos os municípios associados para discutir pautas importantes junto aos governos Estadual e Federal, em especial aquelas de maior complexidade. Em 2024, participamos do debate referente à continuidade da desoneração do INSS da folha de pagamento para as prefeituras, a partir da mobilização organizada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e também pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)”, destacou. A decisão, efetivada no mês de maio, manteve a alíquota de 8% de contribuição paga pelos municípios ao INSS em 2024, contribuindo para o fluxo de caixa das prefeituras.
O gestor também reforçou a importância do trabalho conjunto realizado entre os órgãos que atuam em defesa do municipalismo. “Com apoio dessas entidades, também obtivemos ganhos importantes relacionados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Tivemos o aumento de 1,5% do Fundo, fruto ainda do movimento ‘Sem Repasse Justo, Não Dá’, promovido pela AMP. Foram realizadas tratativas com a presença de vários prefeitos. A AMCG precisa sempre trabalhar em conjunto com as outras entidades. São políticas trabalhadas pelas associações que trazem resultados positivos”, disse.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - A busca por melhorias na área de habitação também esteve na pauta dos municípios dos Campos Gerais em 2024. Ainda no mês de maio, as prefeituras da região tiveram a oportunidade de aderir ao Programa de Regularização Fundiária ‘Escritura na Mão’. O projeto desenvolvido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com apoio do Governo do Estado, atuará com o objetivo de garantir uma maior cobertura de imóveis regularizados em cada uma das cidades participantes.
De acordo com Abimael, a regularização fundiária é uma pauta muito sensível, que sempre foi defendida pelo governador Ratinho Junior. “Os municípios dos Campos Gerais receberam muito bem esse importante projeto, que trará bons frutos para a nossa população. É uma iniciativa fantástica, que trata de um sonho para muitas pessoas. Essa iniciativa de regularização fundiária urbana possibilita à população ter acesso às diversas políticas públicas que os municípios implantam”, explicou.
CULTURA, ESPORTE E TURISMO - O presidente também elencou algumas das iniciativas promovidas pela Associação com foco no desenvolvimento social. “Historicamente, a AMCG atua de maneira significativa nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer. Neste ano tivemos a oportunidade de dialogar sobre os Campos Gerais com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que esteve na nossa região. No segundo semestre, também promovemos o tradicional Concurso de Música Sertaneja, que visa a geração de novos talentos das nossas cidades”, lembrou.
Na área de esportes, a AMCG deu continuidade às competições esportivas que oferecem oportunidade aos mais jovens e também aos atletas amadores da região, promovendo também a cidadania e a integração. A partir da execução de campeonatos de Futsal, Futebol de Campo e Voleibol nas mais diversas categorias, o calendário esportivo da Associação já se consolidou como destaque entre os municípios participantes.
Outro foco da atual gestão foi a promoção do debate acerca do estímulo ao setor turístico regional. “Sabemos que o turismo é um dos grandes atrativos dos Campos Gerais. Promovemos reuniões junto às prefeituras e entidades com foco neste segmento, a fim de compreender as demandas existentes em cada município. O turismo tem uma rentabilidade muito grande, gera empregos e movimenta a economia. Muito em breve, teremos projetos importantes para fomentar o setor, seja em termos estruturais, ou de divulgação”, citou.
Entre as propostas apresentadas pela entidade, está a criação de um site integrado que reunirá todos os pontos turísticos dos 19 municípios da região. Na plataforma, também estará disponível um guia contendo opções gastronômicas, hospedagem, e também informações históricas de cada município. A proposta deve entrar em desenvolvimento já nos próximos meses.
AGRADECIMENTO - Por fim, Abimael do Valle também agradeceu a colaboração de todos os municípios dos Campos Gerais e falou sobre a experiência de estar à frente da entidade. “Atuar como presidente é um desafio e uma responsabilidade muito grande. Ao longo da gestão, procuramos dar voz aos municípios e contribuir para as principais demandas existentes nas nossas cidades. Tenho orgulho em ter participado desse período importante da história dos Campos Gerais. Agradeço a todos os prefeitos pela confiança e pela parceria demonstrada ao longo do ano e desejo um excelente 2025 à próxima gestão”, concluiu.
Com informações da Assessoria de imprensa.