Região responde por 1,2 mil novas vagas de trabalho em outubro
A região empregou 9.769 trabalhadores no período e desligou de seus cargos 8.565 colaboradores
Publicado: 30/11/2023, 18:07
As 19 cidades que formam a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) geraram, em outubro deste ano, 1.204 vagas formais no mercado de trabalho, através dos oito setores econômicos. A região empregou 9.769 trabalhadores no período e desligou de seus cargos 8.565. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Entre os municípios, Ponta Grossa é o que responde pela maior geração de empregos, com saldo positivo de 718 vagas formais. Na sequência, Carambeí se destaca ao responder pela abertura de 105 vagas naquele mês. A construção civil foi o setor que mais abriu oportunidades, 100 postos de trabalho. A agropecuária eliminou 14 vagas ao demitir (107 trabalhadores) um número maior de contratados (93).
Em Castro o setor de serviços foi o que mais gerou postos de trabalho em outubro, 30 novas oportunidades. Foram 279 admitidos e 249 demitidos. A construção civil abriu apenas uma vaga, ao contratar 50 e desligar 49 colaboradores.
O setor com melhor saldo em Arapoti foi a construção civil, que gerou 17 novas vagas. Comércio, serviços e agropecuária apresentaram saldo positivo de 11 vagas, cada. A indústria apresentou resultado negativo, com a extinção de três vagas formais.
Em Palmeira o setor que mais se destacou na abertura de vagas formais foi a indústria. Foram admitidos 155 trabalhadores e desligados 122, saldo positivo de 31 vagas.
O município de Reserva não abriu novas vagas no mercado de trabalho. Em outubro foram admitidos 112 colaboradores e desligados o mesmo número. Os setores do serviço, construção civil e a indústria fecharam o mês com saldo negativo, uma vez que demitiram mais do que contrataram trabalhadores.
Em Telêmaco Borba o setor que mais abriu vagas foi serviços, onde foram admitidos 270 trabalhadores e desligados de suas funções 774. O setor industrial também não conseguiu resultado positivo. Neste caso, as contratações somaram 136 vagas e as demissões 165, extinção de 29 vagas.
VERMELHO - O município de Ortigueira teve saldo negativo na geração de emprego em outubro. Foram contratados 278 trabalhadores com carteira assinada e demitidos 280, resultando num saldo negativo de duas vagas.
São João do Triunfo também não conseguiu saldo positivo. As demissões (27) foram superiores às admissões (25), com isto houve a eliminação de duas vagas no mercado formal.
Ventania também fechou outubro no vermelho. Foram eliminadas seis vagas formais, com a contratação de 78 trabalhadores e a demissão de 84. O comércio foi o setor que mais demitiu colaboradores (36) ao passo que as contratações não passaram de oito, saldo negativo do setor de 28 vagas.