São João do Triunfo e Rio Azul buscam apoio para a cultura do tabaco
Evento em Brasília reúne gestores de todo o país com o objetivo de debater políticas públicas e garantir a continuidade da produção
Publicado: 12/09/2023, 17:36
Os prefeitos de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD); e de São João do Triunfo, Abimael do Valle (PT), estão em Brasília nesta semana para participar da Mobilização em Defesa da Cultura do Tabaco. O evento reúne gestores de todo o país com o objetivo de debater políticas públicas voltadas ao segmento.
Além disso, a intenção é mobilizar a delegação brasileira que participará do evento antitabagista, que será viabilizado em breve pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Temos de unir forças para a continuidade da produção do tabaco, que tem uma importância muito grande para os municípios”, explicou Jasinski, em publicação nas redes sociais.
Nessa sexta-feira (12), o prefeito Abimael foi um dos palestrantes do evento na capital federal, organizado pela Associação dos Municípios Produtores de Tabaco, com apoio da Confederação Nacional dos Municípios. Atualmente, São João do Triunfo e Rio Azul são as duas principais cidades produtoras de tabaco no Paraná.
No ranking nacional, São João do Triunfo, que produziu 20.058 toneladas na safra 2022/2023, ficou atrás apenas do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, que produziu cerca de 21.063 toneladas. “A produção é uma atividade tradicional, que vem sendo desenvolvida há gerações. Os produtores locais são altamente qualificados e garantem a qualidade do produto”, diz uma nota publicada pela prefeitura do município.