PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Carambeí projeta novo Centro Municipal de Saúde

Campos Gerais

23 de julho de 2021 17:45

Da Redação


Relacionadas

Carro invade faixa contrária e atinge 3 veículos na BR-153

Municípios da região preparam finanças para o final de ano

Prudentópolis busca valorizar produção de mel e cracóvia

Tarifa de ônibus em Telêmaco terá reajuste a partir de outubro
Jaguariaíva organiza evento para a retomada do turismo
Chefias regionais participam de reunião em Tibagi
Imbaú se organiza para receber órgão da Defesa Civil
Prefeita Elisangela Pedroso dialogou sobre a construção com o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Prefeita Elisangela Pedroso dialogou sobre a construção com o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB) recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (22), o chefe da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier, acompanhado do engenheiro sanitarista, Luiz Fernando Shoiti Oba. O encontro contou com os secretários (Administração), Carlos Alberto de Oliveira, (Saúde) Juliane Dorosxi, e a engenheira do município Adriana Curts, e, serviu para discutir o projeto de engenharia para a construção do novo prédio do Centro Municipal de Saúde Otávio Pedroso de Oliveira que está sendo projetado ao lado do atual prédio, na Avenida do Ouro.

“Apresentamos estudos preliminares para o novo pronto atendimento, um compromisso assumido com a comunidade de construir uma nova unidade de pronto atendimento, haja vista que a atual está desfasada, e, fora dos padrões técnicos. É uma edificação de 25 anos construída logo que Carambeí se emancipou de Castro”, frisou a prefeita.

Elisangela destacou que o novo complexo de saúde abrigará o PA (Pronto Atendimento), bem como a farmácia básica, o almoxarifado, e, toda a parte administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Queremos concentrar todo o sistema de saúde no mesmo local em um projeto estrutural que possibilite mais tarde, com o crescimento populacional, o credenciamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, disse.


Parque de Máquinas

O novo complexo de Saúde projetado pela atual administração deverá substituir as estruturas do Parque de Máquinas e demais prédios antigos existentes atualmente ao lado do centro de saúde. “Estamos com um projeto de retirada do Parque de Máquinas dali, com recursos pré-aprovados junto ao Governo do Estado, do centro da cidade e transferi-lo para um local mais adequado. Com o crescimento da cidade, o parque está deslocado, não há mais como ficar ali, com a manobra de máquinas pesadas numa via de trânsito rápido. A estrutura é antiga, como dos demais prédios ao lado que geram alto de custo de manutenção, pois foram erguidos ainda pela Prefeitura de Castro, quando Carambeí era distrito antes dos anos de 1980”, frisou.

Durante a visita ao local onde se pretende erguer o prédio, Robson avaliou como positiva a discussão técnica em torno do estudo preliminar para a nova edificação. “Essa articulação da prefeitura com a regional de saúde é bastante importante para que as ações desenvolvidas no município atendam às necessidades da população dentro dos padrões sanitários, e também critérios assistenciais. Eu vejo isso como um fator extremante positivo, a boa relação do governo municipal com o estado, principalmente pensando na ampliação dos serviços para o município e região”, destacou.


Estrutura antiga

Durante a visita, a prefeita e o chefe da regional, ao lado da secretária de Saúde, visitaram as obras no Centro Municipal de Saúde. A prefeita apresentou as mudanças estruturais no CMS que ganhou uma nova e mais ampla sala de urgência e emergência, novos equipamentos como respiradores, monitores cardíacos e camas. “A estrutura está sendo reformada para corrigir o fluxo de atendimento dos pacientes. E, mesmo com a construção de um novo prédio, já discutimos a possibilidade de fazermos no antigo prédio os projetos de clínica para especialidades com consultas por meio de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde”, adiantou.

PUBLICIDADE

Recomendados