Produção de soja na região deverá ser a maior da história | aRede
PUBLICIDADE

Produção de soja na região deverá ser a maior da história

Média de produtividade nos Campos Gerais supera a marca de 4 mil quilos por hectare nesta safra 2019/2020

Imagem ilustrativa da imagem Produção de soja na região deverá ser a maior da história
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Média de produtividade nos Campos Gerais supera a marca de 4 mil quilos por hectare nesta safra 2019/2020 

A região dos Campos Gerais caminha para registrar uma colheita recorde de soja, com o maior rendimento médio por hectare da história. Os trabalhos no campo desta safra 2019/2020 estão avançados, no pico da colheita: entre 40% e 45% de toda soja plantada já foi retirada do campo, e o restante será colhida dentro de um mês. Estatísticas reveladas pelo núcleo regional do Departamento de Economia Rural (Deral), de acordo com levantamentos realizados nas últimas semanas, apontam que a média na região está na casa de 4 mil quilos por hectare, variando até os 4,1 mil quilos. O maior rendimento já registrado na região foi de 3.964 quilos, na safra 2016/2017.

O alto rendimento, afirma o economista do Deral na região, Luiz Alberto Vantroba, ocorre especialmente em função do clima favorável registrado durante o ciclo, entre o último trimestre de 2019 e o primeiro trimestre deste ano. “Até agora o rendimento vem sendo bom, um pouco acima do esperado. A maior parte dos produtores plantou entre 15 de outubro e 15 de novembro”, diz.

Caso a média continue, o total colhido na região, em área de 560 mil hectares, deverá superar  2,2 milhões de toneladas. Em volume total produzido, até o momento o maior valor da história na região foi de 2,13 milhões de toneladas, na safra de 2017/18, em área plantada de 573,4 mil hectares. No ano passado, o total colhido foi de 2,01 milhões de toneladas.

Contudo, o clima seco das últimas semanas pode afetar a produção, reduzindo a média com o avançar da colheita. “A falta de chuva está afetando as áreas mais tardias. Como estamos há 20 dias sem ocorrência de chuvas, isso está prejudicando o final da formação de grão de algumas áreas plantadas mais tarde, que pode afetar a produção. Houve maturação no seco”, explicou Vantroba. Segundo ele, em alguns casos o grão está partindo no campo, devido à seca. Neste caso, a perda pode chegar a 20% no rendimento – porém corresponde a uma pequena parcela da safra, cerca de 10%. “Mas no geral a safra está boa. Resta mais de 50% para colher, mas ainda assim, talvez tenhamos o maior rendimento”, reconhece.

Milho apresenta alto rendimento

Da mesma forma que a soja, o milho apresenta boas condições no campo. A estimativa do milho de primeira safra era de um rendimento de 10 mil quilos por hectare, mas esse valor subiu, entre 10,5 mil e 11 mil quilos. Cerca de 90% de toda a safra já está colhida na região. “Porém, é a mesma história da soja. Quem fez o plantio tardio está com problemas de umidade. A umidade deveria estar com 22% a 23%, mas está entrando com 17% ou 18%, partindo o grão. Mas é um pequeno percentual”, reforça Vantroba.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE