Nutricionista do Espaço Cuidar fala da importância de hábitos saudáveis | aRede
PUBLICIDADE

Nutricionista do Espaço Cuidar fala da importância de hábitos saudáveis

Com equipe multidisciplinar, programa do Plano São Camilo oferece acolhimento e orientação em todas as fases da vida

A nutrição contribui na prevenção de doenças e até como aliada em tratamentos oncológicos
A nutrição contribui na prevenção de doenças e até como aliada em tratamentos oncológicos -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Espaço Cuidar, iniciativa do Plano de Saúde São Camilo, tem se consolidado como referência em atenção integral à saúde em Ponta Grossa. A proposta é simples, mas poderosa: unir prevenção, acolhimento e acompanhamento individualizado em um ambiente que prioriza o bem-estar dos beneficiários. A enfermeira supervisora Éven Machinski e a nutricionista clínica Grazielly Bobato Regailo explicaram, em entrevista ao Viver Bem, como funciona o espaço e quais os impactos positivos desse modelo de cuidado.

No local, os pacientes têm acesso a programas voltados para diferentes fases e necessidades da vida: como o “Fique Bem Comendo Bem”, focado na reeducação alimentar; “Crescer”, voltado ao desenvolvimento infantil; “À Espera de um Bebê”, para gestantes; e o “Vitalidade”, que acompanha adultos e idosos. “Esses atendimentos são feitos por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, obstetra, pediatra, nutricionista, psicólogos, enfermeiros e, mais recentemente, uma educadora física, novidade muito pedida pelos usuários do plano”, explica Éven.

Segundo a enfermeira, o objetivo é garantir um olhar holístico para cada pessoa, tratando não somente doenças, mas promovendo a saúde de forma contínua. “A gente oferece esse cuidado mais atencioso ao paciente, trazendo qualidade de vida e prevenção como foco”, afirma.

Durante a entrevista, a nutricionista Grazielly destacou os principais desafios que encontra no consultório: o consumo excessivo de industrializados e a falta de planejamento alimentar. “O grande erro é não planejar o que vamos comer. Isso nos leva a recorrer ao fast food e aos pacotes prontos. Planejar é essencial para voltarmos a comer comida de verdade”, reforça.

VÍDEO
aRede.info
O Espaço Cuidar do Plano de Saúde São Camilo oferece atendimento multidisciplinar com foco em prevenção e qualidade de vida. Em entrevista ao Viver Bem, a en... | Autor: aRede.info
  

Além disso, Grazielly explicou como a nutrição contribui na prevenção de doenças e até como aliada no tratamento oncológico. “Temos evidências de que uma alimentação de qualidade pode melhorar a resposta à quimioterapia e radioterapia. Também usamos suplementos específicos quando necessário”, completa.

A especialista também comentou sobre a relação entre nutrição e autoestima, especialmente em atendimentos voltados à estética ou ao desempenho físico. “Se eu não estou me sentindo bem no meu peso atual, se estou sentindo dificuldade de concentração no trabalho ou falhas de memória, a alimentação ela também pode ajudar nisso. A nutrição não cura nada, mas ela previne. Quando já existe algum problema, ela pode potencializar o tratamento da medicina, então tudo isso está junto, está de braço dado”, diz.

Para encerrar, a nutricionista deixou um recado simples e eficaz: “Bebam água, pratiquem exercícios físicos pelo menos 150 minutos por semana, tenham um sono regular, pelo menos 6 a 8 horas por noite. Para quem tem dificuldade de dormir, toma um chazinho de camomila antes de dormir e come uma banana, isso tudo vai favorecer um sono bom. No dia seguinte você vai estar mais animado para já se proporcionar escolher alimentos saudáveis, alimentos mais frescos, alimentos menos industrializados e tudo isso vai ser uma um ciclo mais produtivo na sua vida”, finaliza.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right