Câncer de Colo do Útero: saiba como se prevenir | aRede
PUBLICIDADE

Câncer de Colo do Útero: saiba como se prevenir

Especialista fala sobre a importância da prevenção e combate a esse tipo de tumor, que pode ser evitado com a vacina contra o HPV e com a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero

Em 2024, está estimado que surjam mais de 17 mil casos de câncer de colo de útero no Brasil
Em 2024, está estimado que surjam mais de 17 mil casos de câncer de colo de útero no Brasil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em 2024, está estimado que surjam mais de 17 mil casos de câncer de colo de útero no Brasil, o que representa uma média de 13,25 casos para casa 100 mil mulheres. No país, com exceção dos tumores não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro com maior incidência entre as mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com números expressivos, se torna cada vez mais necessário desenvolver ações de conscientização e prevenção deste tipo de doença.

Segundo o professor do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Eduardo Bassani, a principal causa do câncer de colo de útero é a infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). “Direcionando sua atenção para o órgão genital, essa condição pode se apresentar em diferentes graus, às vezes de forma suave e outras vezes com maior gravidade”, explica. 

A infecção genital por este vírus é bastante comum e frequentemente não resulta em doença. Porém, segundo o especialista, contudo, em certos casos, podem surgir alterações que têm potencial para se desenvolver em câncer. “Essas mudanças podem ser facilmente identificadas através do exame preventivo (também conhecido como Papanicolau) e, na grande maioria dos casos, são passíveis de cura. Portanto, é crucial realizar regularmente o exame preventivo”, orienta. 

A infecção pelo HPV é muito comum. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas. A campanha Março Lilás tem o objetivo de conscientizar para esta doença que se desenvolve de forma silenciosa, e mostra que uma das formas mais eficientes de prevenção é a vacina contra o HPV. A vacina está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as Unidades Básicas de Saúde, para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Outra forma de prevenir a transmissão do vírus é o uso de preservativos, já que o contágio ocorre através da relação sexual.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE