HQ especial da Frísia é tema de amplas atividades em PG
Contando também com a exibição da videoaula especial do Vamos Ler sobre a produção, o quarto ano da Escola Alda Rebonato se aprofundou em variados aprendizados e conhecimentos sobre o tema
Publicado: 03/12/2025, 12:00

Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Alciony Maricelia Mendes, participaram de uma série de atividades do Projeto Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com a Cooperativa Frísia, tendo como tema central a HQ “Isa e os Exploradores do Agro”, que aborda o desenvolvimento sustentável, a história da imigração holandesa nos Campos Gerais e o papel da Frísia na construção da identidade regional.
Segundo a docente, a proposta teve início com a exibição do vídeo introdutório, no qual a personagem Isa apresenta a aventura em quadrinhos ambientada na região de Vila Velha. “Durante a exibição, os alunos demonstraram grande entusiasmo ao reconhecer os cenários e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa na produção de alimentos. A história da imigração holandesa em Carambeí despertou especial interesse da turma, aproximando ainda mais o conteúdo da realidade local — o vínculo foi fortalecido quando a aluna Lavínia compartilhou que seu pai atua profissionalmente na Frísia, enriquecendo o diálogo em sala”, explicou a docente.
Na sequência, por meio de rodas de conversa e de uma “explosão de ideias” sobre os 100 anos da Frísia, os estudantes produziram diversos cartazes criativos e expressivos. Entre as criações, estiveram painéis comemorativos sobre o centenário da cooperativa, um cartaz em formato de bolo de aniversário simbolizando a data festiva e uma produção artística com a personagem Isa, reforçando o elo entre a HQ, o projeto e o processo de aprendizagem.
GALERIA DE FOTOS
As atividades foram complementadas com a exibição de outros vídeos que apresentaram a trajetória da cooperativa desde os tempos da antiga Batavo até a atual Frísia, destacando a produção de derivados do leite, os avanços tecnológicos no campo e o fortalecimento do cooperativismo. Ao longo das discussões, os alunos compreenderam como o trabalho coletivo, a cooperação e os valores trazidos pelos imigrantes holandeses foram essenciais para o desenvolvimento regional.
“Ao final do projeto, a turma consolidou conhecimentos históricos, culturais e socioeconômicos, além de refletir sobre valores fundamentais para a vida em sociedade, como união, honestidade, persistência, sustentabilidade e cooperação. O envolvimento e o entusiasmo demonstrados pelos estudantes evidenciaram a compreensão de que grandes conquistas são resultado do esforço coletivo, assim como ocorreu ao longo da trajetória da Cooperativa Frísia”, complementou a professora.









































