‘Vícios digitais’ é tema de trabalho em Imbaú com o Vamos Ler e Unimed PG
Análise, reflexão e práticas sobre o tema, por meio da videoaula do projeto e cooperativa de saúde, movimentaram alunos do quarto ano B da Escola Barão do Rio Branco
Publicado: 09/10/2025, 06:33

O quarto ano B da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Imbaú, da professora Ana Karolina Máximo, desenvolveu uma atividade sobre os vícios digitais, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa. A docente elenca os principais tópicos da proposta.
“Após o vídeo, realizamos uma conversa coletiva sobre o assunto, refletindo sobre como o uso excessivo das tecnologias pode afetar nossa saúde física, emocional e nossos relacionamentos interpessoais. Os alunos puderam compartilhar suas próprias experiências, reconhecendo hábitos e manias relacionados ao uso de aparelhos eletrônicos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Ana Karolina cita que, durante o diálogo, discutiram estratégias para diminuir o tempo de exposição às telas, equilibrando o uso da tecnologia com outras atividades importantes do cotidiano, como o convívio familiar, as brincadeiras ao ar livro e o estudo. Também, foi destaca a importância do autocontrole e autoconhecimento como caminhos para desenvolver uma relação mais saudável com o mundo digital.
“Para finalizar, os alunos realizaram uma atividade individual, na qual deveriam identificar um vício ou mania pessoal e descrever três ações práticas que poderiam adotar para reduzir ou eliminar esse comportamento”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Barão do Rio Branco clicando aqui.