Vamos Ler, IMM e entrevistas marcam ações sobre ‘sentimentos’ em Rebouças
Videoaula sobre inteligência emocional da parceria, trabalho jornalístico entre colegas e série de dinâmicas no quinto ano A da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria trouxeram reflexões e leveza aos educandos
Publicado: 10/09/2025, 10:01
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Rozeli Cardoso Krol, desenvolveu uma atividade que envolveu jornalismo, com entrevistas mútuas entre colegas, as emoções, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre inteligência emocional, além de uma série de outras dinâmicas abrangentes.
“As emoções desempenham um papel importantíssimo no desenvolvimento infantil, influenciando o aprendizado, a interação social e o bem-estar geral da criança. Diante desta afirmação e da sugestão de videoaula apresentada, foi trabalhado o tema durante a semana com os alunos do quinto ano. Para iniciar foi contada a história ‘A Visita’, com a sala preparada com aviõezinhos esparramados pelas carteiras e o ambiente escuro para os alunos entrarem no clima e desta forma motivá-los para a história. Depois, realizaram-se questionamentos sobre o sentimento do medo apresentado pela personagem da história. Também, falamos sobre o medo na nossa vida e como podemos lidar com esse sentimento”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Após a discussão, a videoaula contribuiu no esclarecimento sobre a diferença entre sentimento e emoção, além de como administração as emoções e lidar de forma mais saudável com o cotidiano. Segundo a docente, a aula contou com a realização da técnica de respiração e meditação sugerida, o que trouxe relato de alunos que estavam se sentindo melhores e mais calmos.
“Para encerrar esta parte cada aluno pegou o aviãozinho que estava em cima da sua carteira no início da história e escreveu seus medos. Após a escrita, fomos até o pátio da escola e todos puderam simbolicamente jogar os seus medos para longe através do lançamento dos aviões. Posteriormente, cada aluno recebeu um diário das emoções, onde deveriam ser feitas anotações diárias, durante uma semana, sobre três coisas que o deixaram triste e três coisas que o deixaram feliz naquele dia, com o objetivo de refletir sobre situações emocionais cotidianas”, complementa Rozeli.
Por fim, a professora cita que a continuidade do trabalho foi com entrevistas entre colegas sobre seus sentimentos e emoções. “Foi um momento de acolhimento e de conhecer melhor um ao outro, com o objetivo de promover um momento de empatia e compreensão sobre as emoções do outro. As atividades realizadas buscaram não só a expressão e compreensão dos sentimentos, mas também o desenvolvimento individual e a criação de um ambiente mais harmônico e colaborativo”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.