Vamos Ler e Telhas Construção Brasil levam debate ambiental a Imbituva
Proposta por meio da videoaula da parceria sobre ‘Pegada Ecológica’, teve diversas ações no quarto ano A da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, com foco em desenhos sobre a preservação do meio ambiente
Publicado: 10/09/2025, 08:44

O quarto ano A da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, desenvolveu uma atividade com foco na mudança do clima e preservação do meio ambiente com uso de desenhos. A professora Michele Cominezi Burnato destaca os principais tópicos da proposta que contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Telhas Construção Brasil sobre a ‘Pegada Ecológica’.
“A atividade foi desenvolvida de forma lúdica e reflexiva, utilizando a linguagem do desenho como recurso para expressar ideias, sentimentos e soluções sobre o tema. Iniciamos com a vídeoaula especial do Vamos Ler e Telhas Construção Brasil, onde o tema era o conceito de pegada ecológica. Depois, teve uma roda de conversa sobre o que são mudanças climáticas e como elas afetam a vida das pessoas, dos animais e da natureza”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Segundo a docente, foram discutidos exemplos de situações que ocorrem no mundo e no Brasil, como aumento das temperaturas, queimadas, enchentes e poluição. Na sequência, a turma refletiu sobre ações simples de preservação ambiental, como economizar água, separar o lixo, plantar árvores e evitar o desperdício.
“Após a conversa, cada aluno produziu um desenho ilustrando atitudes positivas para proteger o planeta ou mostrando os impactos negativos da falta de cuidado com o meio ambiente. Os estudantes participaram ativamente da discussão, trazendo exemplos do seu cotidiano. Os desenhos revelaram grande criatividade e compreensão do tema, com representações de árvores, rios limpos, reciclagem e preservação dos animais”, complementa Michele.
Para fechar, a professora cita que foi possível perceber que os alunos compreenderam a relação entre a ação humana e as mudanças climáticas. “A atividade cumpriu seu objetivo, favorecendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. O uso do desenho mostrou-se um recurso eficaz, pois possibilitou que as crianças expressassem de forma visual e significativa o que aprenderam”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.