Educação de Imbaú inaugura CMEI e investe em tecnologia
Professor Fabrício, à frente da Secretaria e rede municipal de ensino desde 2021, fala dos investimentos, gestão, Semana da Família e série de ações que melhoram o setor educacional
Publicado: 05/09/2025, 15:49

O Vamos Ler – Geração Digital realizou a 14ª entrevista com secretários Municipais de Educação do Paraná, participantes do projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede em 2025. O convidado da manhã dessa sexta-feira (5), foi José Fabrício de Oliveira, o Professor Fabrício, à frente da pasta e rede municipal de ensino desde 2021. O educador falou sobre a gestão, investimentos, profissionais e tecnologia.
Como principal destaque em 2025, o gestor elenca a inauguração de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), denominado Mundo da Criança, que contribuiu para zerar as filas de espera de alunos um, dois e três anos, garantindo o acesso à educação.
“Nós sabemos do direito dos nossos alunos em estarem dentro dos centros de educação infantil, pensávamos que nós precisávamos estar nos adequando. Então, em 2024, nós pensamos na reforma e ampliação, porque o nosso CMEI não havia passado por nenhuma reforma há quase 20 anos, precisava de uma reestrutura toda na organização dele, para que ele pudesse vir atender a legislação vigente e para que nós pudéssemos ampliar a oferta de vaga dos nossos alunos nos centros municipais”, aponta o Professor Fabrício.
Na questão profissional, o secretário elenca as ações graduais para atender a legislação e valorização de todos os atores da Educação, como a aplicação do reajuste do magistério. Tudo isso somado a investimentos variados para ampliar o acesso de alunos e professores a uma melhor perspectiva de ensino, como a adoção das telas interativas.
“Investimos R$ 800 mil nas telas interativas para cada sala de aula e nós vemos que é mais um recurso que auxilia o professor, porque, como nós temos falado, a educação diariamente precisa se reinventar, nós precisamos mudar as nossas metodologias para que nós possamos alcançar todos os nossos alunos”, complementa o educador.
Para fechar, o gestor fala da importância da comunidade escolar na vida dos estudantes e das projeções para o futuro. Todo esse contexto valorizado pela Semana da Família: momentos de cada instituição de ensino, com temáticas familiares no ambiente escolar e com apresentações de alunos para a comunidade. “E, a prefeita (Dayane Sovinski), também está pensando em ampliar aí os itens do kit escolar dos nossos alunos. Tem a intenção de colocar chuteira, uma sapatilha, laços, toucas para os nossos alunos, porque ela pensa que é necessário que os nossos alunos tenham esses confortos”, conclui o Professor Fabrício sobre um dos objetivos para os próximos anos.
Vamos Ler auxilia no ensino
O projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede e Instituto aRede, Vamos Ler – Geração Digital, atua desde 2022 junto à rede municipal de ensino de Imbaú. E, para o Professor Fabrício, a iniciativa vem ao encontro das necessidades de educadores e educandos. “Para nós é muito significativo, pelo fato de nós podermos fazer com que esses alunos, cada dia mais, estejam próximos da leitura e com o uso da tecnologia”, pontua o secretário das ações do projeto em sala de aula.