Visita de turma em Ivaí explora potencialidades da erva-mate
Local especializado na tradicional árvore pelo quarto ano da Escola Sagrado Coração de Jesus, na localidade de Bitumirim, contou com perguntas, curiosidade e diversas características que marcam a cadeia econômica da planta
Publicado: 04/09/2025, 06:40

O quarto ano da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Ivaí, da professora Solange Schneider, participou de uma visita de estudos com foco na erva-mate em Bitumirim, no próprio município, como parte das atividades sobre os ciclos econômicos do Paraná.
“A experiência permitiu vivenciar na prática os conteúdos trabalhados em sala, aproximando os estudantes da realidade da economia e da cultura regional. Durante a visita, as crianças observaram as mudas de erva-mate, conhecendo de perto o processo de secagem e moagem. Também, aprenderam como a erva é embalada e descobriram que parte da produção é exportada para a França, onde é utilizada na fabricação de perfumes”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A docente explica que os alunos compreenderam, ainda, que a erva-mate é uma planta tradicional, muito usada para preparar chimarrão e tererê, sendo um símbolo cultural do Paraná e outros estados do Sul do Brasil, evidenciando que o trabalho com a erva envolve várias etapas e exige cuidado com o meio ambiente.
“A visita despertou grande interesse: os estudantes fizeram perguntas, demonstraram curiosidade e ficaram impressionados com o funcionamento do maquinário e com o cheiro marcante da erva durante o processamento. A atividade foi enriquecedora, ampliando a compreensão dos alunos sobre as atividades econômicas do Paraná e reforçando a importância da preservação das tradições regionais”, conclui Solange.
Acesse o blog escolar da Escola Sagrado Coração de Jesus clicando aqui.