‘Jornalzinho da Turma’ em Irati explora gêneros textuais em formato audiovisual | aRede
PUBLICIDADE

‘Jornalzinho da Turma’ em Irati explora gêneros textuais em formato audiovisual

Proposta do quarto ano da Escola do Campo São Miguel de Itapará colocou alunos como protagonista do próprio informativo em formato televisivo, trazendo diversos benefícios pedagógicos aos alunos

VÍDEO
Confira como ficou o noticiário da classe | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O quarto ano da Escola Municipal do Campo São Miguel de Itapará, em Irati, da professora Vanderleia Stec, criou o seu próprio jornal da turma. A docente explica que o objetivo da proposta foi de incentivar a leitura expressiva, ampliar o repertório textual dos alunos e explorar a oralidade como forma de comunicação, realizando uma atividade inovadora, envolvendo gravação de diferentes gêneros textuais para a produção de um jornal televisivo da turma.

“A proposta teve início com a leitura coletiva e análise de diversos gêneros textuais, como poemas, fábulas, notícias, piadas, receitas e curiosidades. Os estudantes aprenderam sobre as características de cada gênero, como linguagem, estrutura e intenção comunicativa. Em seguida, cada aluno escolheu um texto para treinar a leitura em voz alta, com atenção à entonação, ritmo e clareza”, relata a educadora.

Vanderlei explica que, com muito entusiasmo, os alunos gravaram suas leituras, utilizando aplicativos de celular e ferramentas digitais simples. As gravações foram editadas e organizadas para formar o ‘Jornalzinho da Turma – Edição Especial na TV’, uma coletânea audiovisual que valorizou a participação de todos os estudantes, dando espaço à criatividade e à expressão individual, conforme destaca a professora.

 A exibição do jornal aconteceu em sala de aula, A atividade proporcionou momentos de alegria, orgulho e reconhecimento, além de despertar ainda mais o interesse pela leitura e pela produção de textos. Além de trabalhar os gêneros textuais de forma dinâmica, o projeto reforçou a importância da escuta ativa, da expressão oral, da cooperação e do uso das tecnologias de forma educativa. Com essa vivência, os alunos descobriram o prazer de comunicar, interpretar e compartilhar histórias, tornando-se protagonistas no processo de aprendizagem”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola São Miguel de Itapará clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right