Vamos Ler e Unimed PG levam debate de ‘vícios digitais’ a Rebouças
Uso consciente das telas e nocividade de má utilização, temas da videoaula, foram amplamente abordadas e debatidas no quinto ano da Escola do Campo Divino Espírito Santo, com diversificadas ações em sala de aula
Publicado: 29/08/2025, 07:21

O quinto ano da Escola Municipal do Campo Divino Espírito Santo, em Rebouças, da professora Luciane Pszedzimirski Bello Tribek, desenvolveu um trabalho com o tema ‘vícios digitais’, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com a Unimed Ponta Grossa. A docente elenca um trabalho de forma expansiva, trazendo a importância da percepção de forma consciente do tempo de uso das telas.
“Com o conteúdo, os alunos tiveram contato com informações sobre os riscos que o uso exagerado das telas pode trazer para nossa saúde, tanto no físico como no mental. Na videoaula, a psicóloga Aline S. Martins destacou o vício e a dependência pelas redes sociais, e como isso pode interferir em nosso cotidiano. Outro ponto de destaque na videoaula foi a entrevista com o médico dos olhos, Doutor Jorge Sumikawa, o qual enfatizou os prejuízos que o uso exagerado de telas pode causar a nossa visão”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Como continuidade da temática, Luciane propôs aos alunos a coleta de dados referente ao tempo que eles permanecem em uso de celulares e televisores. Feito o processo, cada educandos construiu um gráfico com o que fora coletado. Posteriormente, realizaram roda de conversa, onde individualmente detalharam seu gráfico, bem como discussões sobre os perigos que estão escondidos atrás das redes sociais, elencando questões como a depressão, ansiedade, isolamento social, necessidade de imediatismo e qualidade de vida.
“Esta temática trouxe a oportunidade de elucidar aos alunos quanto a nocividade do uso compulsivo de dispositivos eletrônicos, bem como o impacto negativo do uso desregrado das redes sociais e jogos online, entre outros, a necessidade de manter uma relação saudável com o uso tecnologias, como também buscar incentivar os alunos a realizarem atividades alternativas, onde não envolvam tecnologias, lembrando que a verdadeira interação social ocorre através de uma boa roda de conversa”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Divino Espírito Santo clicando aqui.