Secretário traz investimentos e ampliação do ensino na Educação em Campo Largo | aRede
PUBLICIDADE

Secretário traz investimentos e ampliação do ensino na Educação em Campo Largo

Bruno Cézar da Cruz, secretário da pasta no Município, destaca os primeiros meses de gestão, eixos norteadores, matrículas no tempo integral e adoção de programas na melhoria da aprendizagem

Secretário foi o segundo da série de entrevistas com gestores dos municípios participantes do Vamos Ler em 2025
Secretário foi o segundo da série de entrevistas com gestores dos municípios participantes do Vamos Ler em 2025 -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Grupo aRede realizou, na manhã dessa quarta-feira (30), a segunda entrevista da série com os secretários de Educação dos municípios que integram o Vamos Ler – Geração Digital em todo o Paraná em 2025. O convidado foi Bruno Cézar da Cruz, à frente da pasta desde o início deste ano.

“Já conseguimos iniciar um grande trabalho de reforma administrativa dentro da Secretaria mesmo, fomentar e melhorar alguns programas que já existiam. O nosso grande foco é sempre a aprendizagem dos nossos estudantes. O que a gente quer é favorecer que os nossos estudantes saiam das nossas instituições de ensino com aprendizagem suficiente para percorrer o seu caminho de processo e de ensino-aprendizagem”, destaca o secretário.

Nos investimentos, Bruno destaca três grandes eixos. O primeiro está ligado à infraestrutura, com foco nas 39 escolas e 22 centros de educação infantil (Cmeis), lançando o programa Concretize, que reúne todas as ações da área de melhorias em apenas um vetor, com ênfase no aspecto físico das instituições.

“Um segundo eixo que a gente tem trabalhado é a questão de valorização da carreira dos professores. No início desse ano, nós já conseguimos garantir um avanço salarial mesmo para os profissionais e temos trabalhado para que, em janeiro de 2026, no máximo janeiro de 2027, já tenhamos o piso nacional do magistério com repercussão em toda a carreira”, relata o gestor.

O terceiro eixo está voltado à aprendizagem, a questão pedagógica dos estudantes. Neste ínterim, destaca-se o programa Leitura Mágica. “É um programa que sempre está crescendo e que a gente já identificou que influenciou diretamente nos bons resultados que nós tivemos de aprendizagem nos nossos últimos indicadores”, complementa Bruno.

Para fechar, o secretário fala das matrículas do tempo integral: a Secretaria vem adotando medidas para ampliar o acesso de mais alunos, que hoje já atinge no mínimo 50% das escolas e 25% das matrículas de toda a rede municipal. “Já para o ano que vem, temos a possibilidade da ampliação de novas matrículas, para que consigamos ter cada vez mais as crianças dentro do ambiente escolar, no tempo integral”, conclui o educador.

Vamos Ler inicia auxílio no uso da tecnologia em sala

O Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede, dá seu primeiro passo em Campo Largo neste ano. A ‘estreia’ do programa, elenca Bruno, vem em sintonia com o uso consciente das tecnologias e acesso às mídias. “Precisamos que essas crianças estejam preparadas para fazer um filtro consciente, crítico, razoável de tudo aquilo que eles recebem. E, por outro aspecto que o Vamos Ler também traz, que é a de despertar essa capacidade criativa”, aponta o secretário. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right