Tecnologia encanta alunos de PG durante estudos matemáticos
O uso de uma plataforma digital que introduz o conceito de gamificação junto aos conceitos da disciplina de Matemática, possibilitou ao quarto ano da Escola Alda Rebonato uma nova abordagem de aprendizado
Publicado: 19/05/2025, 18:00

Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Ana Camila de Andrade, deram início a uma nova etapa de aprendizagem em Matemática com o uso da plataforma digital Matific, que utiliza jogos interativos como estratégia de ensino das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
“Cada estudante acessou a plataforma com seu próprio usuário e pôde explorar, de maneira autônoma, uma série de desafios matemáticos gamificados. A proposta despertou grande entusiasmo na turma, que se mostrou envolvida desde o primeiro momento. Os alunos utilizaram rascunhos para organizar seus cálculos e aplicar o raciocínio lógico, demonstrando concentração, responsabilidade e motivação ao enfrentar as atividades”, contou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Ainda segundo Ana, a Matific permite que cada criança avance em seu próprio ritmo, promovendo autonomia e respeito às individualidades no processo de aprendizagem. “Além disso, a introdução da tecnologia em sala de aula favoreceu a aproximação entre os conteúdos escolares e o universo digital, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os alunos que já possuem familiaridade com recursos tecnológicos quanto para aqueles que estão tendo esse contato pela primeira vez”, destacou.
Por fim a professora enfatizou que a atividade revelou-se uma estratégia eficaz para tornar o estudo da matemática mais atrativo, dinâmico e prazeroso. “Combinando gamificação e tecnologia, os alunos vivenciaram um momento de aprendizagem significativa, que valoriza a curiosidade e estimula novas formas de pensar e resolver problemas”, complementou.