Música estimula ensino em Irati no Mês dos Povos Indígenas
‘Índios’, da banda Legião Urbana, foi utilizada para dar suporte a amplo trabalho de pesquisa, reflexão, contextualização histórica e produção no quarto ano C da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo
Publicado: 15/05/2025, 10:00

O quarto ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, do professor Pablo Jonathan Prado, desenvolveu uma atividade referente ao mês dos povos indígenas, tendo como base a música ‘Índios’ da banda Legião Urbana. O educador explica que o trabalho realizado se referiu às disciplinas de História e Língua Portuguesa, além de carregar também aspectos da musicalização do ensino.
“A ação aconteceu em dois momentos. No primeiro, no dia 23, os estudantes tiveram acesso à música, a qual foi distribuída e colada no caderno da disciplina de História e, posteriormente, executada pelo docente com a utilização do violão. Após esse contato inicial, foi realizado um debate acerca da história dos Povos Indígenas brasileiros, de modo a relacionar com aspectos da música, tanto histórico quanto gramaticais, como, por exemplo, a utilização do termo ‘índios’ entre aspas e a designado correta, ‘indígena’”, aponta Pablo.
GALERIA DE FOTOS
O segundo momento, segundo o professor, teve os estudantes convidados a produzirem um cartaz referente ao Mês dos Povos Indígenas. Nele, eles poderiam inserir aspectos da cultura indígena, relacionar com a música e, também, pensar em frases que relembrassem a história dos povos originários do país. Após a realização do trabalho, complementa o docente, os educandos puderam expor na parede da sala, de modo com que todos pudessem ver o que foi realizado, além de apreciar os frutos dos seus esforços.
“Diante disso, pode-se afirmar que foi uma atividade satisfatória, a qual fugiu um pouco das práticas cotidianas, desde o simples fato de levar um instrumento, algo incomum no dia a dia da sala de aula. Além disso, puderam unir os saberes artísticos, expressar os sentimentos e compreender um pouco mais, de maneira crítica, a história que circunda os povos indígenas brasileiros. Nesse sentido, compreenderam noção de respeito, como o simples fato de denominar de maneira correta. Além disso, trabalhou aspectos gramaticais e históricos e, desse modo, realizar uma interdisciplinaridade”, conclui o educador.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.