‘Dicionário Divertido’ traz estudo diferente do português em Irati
Aulas e dinâmicas aplicadas no primeiro semestre, dentro da disciplina de Língua Portuguesa e com auxílio de recursos como a internet, movimentou quarto ano A da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo
Publicado: 31/03/2025, 10:40

O quarto ano A da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, da professora Lidiane Bobrovicz Holzapfel, desenvolveu uma atividade em que os alunos produziram um ‘dicionário engraçado’ nas aulas de Língua Portuguesa. A docente comenta que, nas primeiras aulas do trimestre, os educandos tiveram a oportunidade de conhecer, manusear e compreender o uso dos dicionários.
“Os estudantes foram instigados a buscar o significado de palavras já conhecidas e, também, conhecer novos termos da Língua Portuguesa. Essas aulas iniciais foram fundamentais para despertar a curiosidade e a imaginação dos estudantes. Foram momentos de troca de informações entre eles, o que proporcionou que os mesmos compreendessem corretamente os termos usados nos dicionários, as abreviações e como encontrar o significado de palavras específicas”, aponta a educadora.
Na sequência, explica Lidiane, cada educando recebeu uma letra do alfabeto e, então, individualmente deveriam escolher uma palavra iniciada com a letra recebida. Posteriormente, em casa, contaram com o auxílio da internet para aprofundamento de suas pesquisas, buscando o significado real dela, ou a produção de uma significação engaçada, ilustrando-a.
GALERIA DE FOTOS
“No dia 19 de março os alunos apresentaram oralmente suas atividades, relatando a palavra escolhida, o significado engraçado produzido e a ilustração elaborada. Os estudantes ficaram muito animados com a criatividade que puderam usar no desenvolvimento da tarefa. O momento das apresentações foi muito importante para a avaliar a compreensão do conteúdo obtida por eles”, destaca a professora.
Para fechar, a docente cita que os estudantes foram muito criativos em tudo que apresentaram e foi possível observar a importância de promover momentos de pesquisa aos estudantes, para terem um objetivo alcançando, fazendo do momento uma etapa divertida e cheia de aprendizado.
“Para concluir a atividade, as produções entregues foram organizadas em ordem alfabética, como nos dicionários, o que resultou em um pequeno dicionário que ficará disponível para manuseio dos alunos durante as aulas de leitura em sala”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.