Vamos Ler auxilia em aula de Rebouças sobre folclore
Videoaula do projeto, entrevista com familiares e imersão em questões culturais permearam ações no quarto ano da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria
Publicado: 02/09/2024, 18:00
O quarto ano da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Rozeli Cardoso Krol, desenvolveu um trabalho na última semana de agosto com atividades voltada ao Dia do Folclore. Com auxílio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema, a docente destaca a necessidade de manter viva a cultura popular de nosso povo, para proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história e identidade.
“Foi dado início as atividades apresentando aos alunos a videoaula do Portal aRede sobre a riqueza do folclore nacional, destacando a importância de se conhecer e preservar a cultura popular, com a produção abordando a origem do conceito, as manifestações e lendas que fazem parte do nosso folclore. Após, foram realizadas conversas sobre o assunto e exposição de histórias dos alunos sobre lendas que já ouviram na família”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Rozeli cita que a aula também contou com atividades de leitura de textos e interpretações sobre o tema, recortes e colagens sobre as lendas. Cada educando fez a escolha de uma história do gênero e produziu um desenho para ser colocado num cartaz com árvore folclórica. A turma fez entrevista com pessoas da família ou vizinhos que soubesse alguma história envolvendo o tema trabalhado.
“Esta entrevista poderia ser gravada em vídeo ou áudio e ser trazida para a sala apra ser apresentada aos demais alunos. Para encerrar as atividades, foi realizado um quiz através de um jogo na plataforma Wordwall, relacionado aos conhecimentos sobre o folclore. Percebeu-se com a realização deste trabalho o quanto este assunto desperta o interesse e curiosidade dos alunos”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.