JM é base para criação de podcasts em Jaguariaíva
Amplo projeto no quinto ano B da Escola Dalva de Azevedo Delgado, por meio de notícias presentes no Jornal da Manhã, contribuiu para criação de programas e desenvolvimento de habilidades educacionais
Publicado: 29/07/2024, 12:00
O quinto ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, em Jaguariaíva, da professora Rogéria Leigus, criou um podcast por meio de notícias do Jornal da Manhã. A docente explica que o projeto inovador utilizando o impresso para a criação deste formato comunicacional popular nos dias atuais contou com leitura, pesquisa e produção de conteúdo, sendo um sucesso, proporcionando uma experiência rica e educativa aos estudantes.
“Divididos em grupos de cinco, os alunos começaram o projeto com a leitura de notícias selecionadas do Jornal da Manhã. Cada grupo escolheu um tema de interesse e, em seguida, aprofundou seus conhecimentos, realizando pesquisas na sala informatizada da escola. Essa etapa foi fundamental para que os alunos pudessem discutir e debater os temas com propriedade”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Rogéria elenca que, após a pesquisa, cada equipe criou um nome para o seu podcast e elaborou um cenário com cartaz que destacava o título escolhido. A organização dos participantes foi um ponto crucial, onde cada educando assumiu uma função específica, como apresentador, entrevistador, técnico de som, entre outros.
“A gravação dos episódios foi o momento mais aguardado pelos alunos. Com entusiasmo e dedicação, eles colocaram em prática tudo o que haviam aprendido, discutindo os temas de forma clara e envolvente. O resultado final foram podcasts informativos e criativos, que demonstraram o empenho e a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e produzir conteúdo de qualidade”, complementa a professora.
Para fechar, a docente cita que o projeto tem sido muito importante para o desenvolvimento das habilidades de leitura, pesquisa e comunicação dos estudantes, resultando em uma experiência enriquecedora para todos. “Os alunos se envolveram profundamente e mostraram grande interesse em cada etapa do processo. Este projeto não só incentivou a leitura e a pesquisa, mas também proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar novas formas de comunicação e expressão, preparando-os para os desafios futuros de maneira criativa e colaborativa”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Dalva de Azevedo Delgado clicando aqui.