Reciclagem é tema de amplos estudos no Sagrada de Ipiranga
Realizando estudos e dinâmicas práticas, o quinto ano do Colégio Sagrada Família de Ipiranga pode solidificar importantes conhecimentos
Publicado: 28/06/2024, 07:20
Os alunos do quinto ano do Colégio Sagrada Família de Ipiranga, orientados pela professora Dionísia Haliski Eleutério, tomaram conhecimento sobre diversos tópicos relacionados à reciclagem, incluindo o que é reciclagem, sua história, função e os diferentes tipos de reciclagem.
“A reciclagem é um processo de transformação de materiais descartáveis em novos insumos e produtos. Apesar de ser uma prática antiga, atualmente as políticas de reciclagem são fundamentais para a preservação ambiental, assim como para o desenvolvimento econômico. Ela geralmente é realizada por meio da coleta seletiva, que envolve a separação adequada do lixo e possui cores que possibilitam a distribuição correta dos materiais recicláveis conforme a sua origem”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Ainda segundo Dionísia, os tipos de materiais recicláveis são comumente classificados por meio de cores. “Essa forma é facilmente visualizada em lixeiras dispostas em espaços públicos e privados, facilitando a separação dos resíduos sólidos. As cores da coleta seletiva, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, são: azul para papel/papelão, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal, preto para madeira, laranja para resíduos perigosos, branco para resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde, roxo para resíduos radioativos, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado não passível de separação”, relatou.
A educadora também comentou que na maioria das cidades já possui coleta seletiva, assim como em Ipiranga, onde já existem dias específicos para cada bairro em que o caminhão faz a coleta necessária. “Durante o trabalho sobre reciclagem, alguns alunos tinham conhecimento apenas de algumas cores de lixeiras, e com os estudos, puderam ampliar seus conhecimentos sobre o descarte correto de cada item e o destino final da coleta”, salientou a docente.
Por fim, Dionísia enfatizou que a forma mais eficaz de ensinar sobre reciclagem é através de atividades práticas, que envolvem os alunos de forma lúdica e divertida. “Após estudos em sala de aula, debates e atividades diversas, propus aos alunos a confecção de objetos com materiais recicláveis. Para isso, tiveram que reunir embalagens vazias, como garrafas plásticas, latas de metal e caixas de papelão”, complementou.
Acesse o blog escolar do Colégio Sagrada Família de Ipiranga