Combate ao abuso infantil é tema ações em classe de Ipiranga
Realizando diversas propostas e trabalhos, o quarto ano da Escola Rural de São Braz pode se aprofundar no tema e transmitir importantes informações sobre o assunto
Publicado: 29/05/2024, 06:40
Os alunos do quarto ano A da Escola Rural Municipal São Braz, sob a orientação da professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, realizaram diversas atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A docente explicou que a temática foi escolhida devido à importância da data e à necessidade de manter as crianças e adolescentes mais seguros e com a garantia de seus direitos.
Dessa forma, primeiramente, a turma realizou uma abordagem sobre a campanha “Faça Bonito”, para compreender os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. “Esse momento despertou ainda mais a curiosidade deles sobre o tema. Após essa introdução, foi apresentada uma canção com uma mensagem importante: quais partes do corpo não devem ser tocadas por outras pessoas e como reagir e procurar ajuda se isso acontecer. Durante essa atividade, os alunos fizeram perguntas pertinentes ao tema e esclareceram suas dúvidas”, destacou Jucimara.
GALERIA DE FOTOS
Também foram realizadas a leitura e interpretação coletiva de um cartaz de alerta sobre o dia 18 de maio, discutindo as principais informações contidas nele. Em seguida, os educandos refletiram sobre como poderiam ajudar na divulgação e sensibilização das demais pessoas da escola a respeito da data. “Todos chegaram à conclusão de que a informação é o ponto-chave, então foram confeccionados vários cartazes informativos sobre o tema e expostos no mural da escola”, contou a docente.
A professora ainda ressaltou que trabalhar com essa temática é muito gratificante, por poderem ajudar e mobilizar a sociedade em prol da defesa das crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.