Indústria prevê contratar até 77 mil técnicos industriais em 2023 | aRede
PUBLICIDADE

Indústria prevê contratar até 77 mil técnicos industriais em 2023

No Paraná, estado com o 4º maior PIB Industrial do País, a demanda por profissionais de nível técnico será superior a 120 mil trabalhadores até 2025

Setor responde por 26% do PIB paranaense - soma de tudo o que é produzido no Estado
Setor responde por 26% do PIB paranaense - soma de tudo o que é produzido no Estado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Brasil possui pouco mais de 569 mil estabelecimentos com vínculos de trabalho ligados à indústria e setor da construção, segundo dados da RAIS 2021 e o Paraná representa quase 10% desse total, com pouco mais de 53 mil estabelecimentos. Mais do que um importante criador de oportunidades de trabalho, a indústria é responsável pela geração de riquezas. O setor responde por 26% do PIB paranaense – a soma de tudo o que é produzido no Estado. E não é só isso: o PIB Industrial do Paraná equivale a R$ 105,8 bilhões, sendo o quarto maior do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Segundo o estudo “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025”, publicado em maio passado pelo Observatório Nacional da Indústria, hub de dados do Sistema Indústria, no Paraná a demanda por profissionais com formação de nível técnico será superior a 120 mil trabalhadores até 2025. Somente este ano (2023), o Brasil vai precisar formar mais de 77 mil técnicos industriais para atuar nas oportunidades de base industrial pelo país.

Logística e transporte, metalmecânica e transversais, que incluem técnicos de apoio a pesquisa, seguranças do trabalho, desenhistas técnicos, entre outros profissionais com atuação em diversos setores da economia, são as áreas que mais vão demandar trabalhadores em ocupações industriais de nível técnico neste ano.

Senai oferece diversos cursos técnicos para capacitação e preparação ao mercado de trabalho
Senai oferece diversos cursos técnicos para capacitação e preparação ao mercado de trabalho |  Foto: Divulgação/Senai.
 

Os cursos técnicos têm duração média de um ano e meio a dois anos, e o pré-requisito é o aluno estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Senai é referência em formação para a indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é a principal instituição formadora em ocupações industriais no país e é referência em preparar profissionais para o exercício de uma profissão por meio de uma metodologia de ensino bastante prática e voltada para o mercado de trabalho.

No Paraná, Técnicos de controle da produção, Técnicos de planejamento e controle de produção, Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações, Técnicos em eletrônica e Montadores de veículos automotores (linha de montagem) estão entre as ocupações que mais vão demandar profissionais nos próximos dois anos.

Na Região dos Campos Gerais, por exemplo, os Top 5 setores que mais empregam trabalhadores estão relacionados à indústria da madeira, alimentícia, papel e celulose, construção civil e veículos automotores e motocicletas, segundo o estudo “Cenário de Mercado Indústria PR”, produzido em novembro passado pela equipe de Inteligência de Mercado do Sistema Fiep.

Cursos Técnicos com Matrículas Abertas

Se você ficou interessado(a), saiba que o Senai Paraná está com matrículas abertas para Cursos Técnicos em diversas áreas.

Nos Campos Gerais, você encontra unidades do Senai nas cidades de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Guarapuava, Irati, União da Vitória, Jaguariaíva e São Mateus do Sul. Para informações sobre cursos e turmas, procure a unidade mais próxima de você e venha construir uma carreira de sucesso com a indústria do nosso estado.

Unidades Senai Paraná nos Campos Gerais

Ponta Grossa

(42) 3219-4900

Endereço: Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, 1.050, Vila Estrela

Telêmaco Borba

(42) 3271-4700

Endereço: Av. Presidente Kennedy, 66, Centro

Guarapuava

(42) 3621-3800

Endereço: Rua Coronel Lustosa, 1.736, Batel

Irati

(42) 3421-4850

Endereço: Rua Coronel Emílio Gomes, 03, Centro

União da Vitória

(42) 3521-3900

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 70, Centro

Jaguariaíva

(43) 3535-8700

Endereço: Rua Raul Pinto de Castilho, s/nº, Jd. Matarazzo II

São Mateus do Sul

(42) 3520-3950

Rua Maria Paulina Wolter, 2.050.

Mais informações sobre o Senai clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE