Faturas da água com problemas em Ponta Grossa serão ressarcidas, garante Sanepar
Contas pagas, e com erros comprovados, poderão ser ressarcidas pela Companhia de Saneamento

A reportagem do Portal aRede tem recebido nos últimos dias uma série de denúncias de contas de água abusivas em Ponta Grossa. Mesmo com valores altos nas faturas, a qualidade da água também está sendo questionada devido a alterações no gosto e odor da água. A redação do Portal aRede procurou a Sanepar, empresa responsável pela distribuição e tratamento da água no município para cobrar um esclarecimento sobre o caso.
Em nota, a empresa afirmou que todas as denúncias sobre o serviço passam por análise técnica. Se alguma alteração é identificada, o documento é retificado, procedimento padrão da companhia. "Em situações em que a conta já tenha sido paga e seja comprovado erro, a empresa afirma que o valor pode ser abatido em faturas futuras ou depositado em crédito bancário, desde que o cadastro do cliente esteja atualizado com a conta bancária no mesmo nome do titular da matrícula." declarou a nota. A companhia também informa que suas centrais de relacionamento estarão abertas durante o feriado de Carnaval.
NOTIFICAÇÃO
A Câmara Municipal já notificou, na última quinta-feira (12) a Sanepar cobrando esclarecimentos sobre ambos os problemas. O presidente do Legislativo, vereador Julio Küller, questiona se haverá medidas compensatórias para os consumidores que precisaram arcar com custos extras, como a compra de água mineral. A Prefeitura de Ponta Grossa também emitiu uma notificação à empresa pela qualidade da água distribuída na cidade. A Associação Comercial de Ponta Grossa (Acipg) também manifestou preocupação, especialmente com os impactos no setor de alimentação .
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi informada sobre o ofício enviado pela Câmara, e respondeu à Redação que mantém diálogo permanente com a presidência do Legislativo, estando sempre à disposição para esclarecimentos. Em nota enviada para a reportagem, a instituição afirma que as faturas estão sendo feitas com regularidade. "A leitura e a cobrança estão sendo feitas sem intercorrências na cidade", escreveu. Entretanto, em caso de alterações, a Sanepar orientou os clientes a entrarem em contato pelos canais oficiais de atendimento: telefone 0800 200 0115, site institucional ou aplicativo 'Minha Sanepar".
CONTATO
No sábado (14), a empresa estará com atendimento personalizado no Centro de Ponta Grossa, na Rua Balduíno Taques, nº1150 e no Santa Paula Rua Atílio Tararan, nº37. Ambos estarão abertos das 8h30 às 14 horas.
A Central de Relacionamento na Rua Balduíno Taques também funcionará em horário normal na segunda-feira (16) e na Quarta-feira de Cinzas (18), das 8h30 às 17h.
A Sanepar informa que possui canais digitais para atendimento, através do telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita), aplicativo Minha Sanepar, site www.sanepar.com.br (via Chat ou Autoatendimento) e WhatsApp (41) 99544-0115. Clientes com dúvidas sobre faturas devem entrar em contato diretamente por um desses canais oficiais para análise individualizada.




















