Carreta da Oftalmologia deve atender mais de 4 mil pessoas de Ponta Grossa e região
Atendimentos serão realizados após encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde e visam zerar a fila na cidade
Publicado: 23/01/2026, 15:51

Ponta Grossa recebeu nesta sexta-feira (23) a Carreta da Oftalmologia por meio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Segundo levantamento do próprio Ministério, a expectativa é que mais de 4 mil pessoas sejam atendidas enquanto a carreta estiver na cidade.
Localizada no centro de Ponta Grossa, ao lado da Estação Saudade, os atendimentos iniciam já nesta sexta-feira. Contudo, para ser atendido, os pacientes precisam de um encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde.
OBJETIVO
A unidade móvel tem como objetivo garantir a resolução de problemas oculares, incluindo doenças graves que podem causar a perda total da vista. Entre os serviços que serão oferecidos, estão consultas oftalmológicas, avaliações de bebês, crianças e adultos, além de ultrassom e até cirurgias de catarata. Todos os atendimentos serão realizados via SUS.
Viabilizada pelo Deputado Federal Aliel Machado (PV), a chegada da unidade móvel em Ponta Grossa é motivo de muita felicidade. "Eu estou tentando essa agenda há algum tempo. A gente está falando aqui de um investimento que ultrapassa R$ 2 milhões, e também de pessoas que esperam há anos para uma cirurgia de cataratas, que esperam por uma consulta, um especialista, e tudo completamente gratuito, via SUS”, afirmou Aliel em entrevista ao Portal aRede.
Representante do Ministério da Saúde na chegada da carreta da oftalmologia em Ponta Grossa, o secretário-executivo Adriano Massuda afirma que essa é apenas uma das iniciativas do Governo Federal para garantir atendimento à população.
"Em Foz do Iguaçu foram realizadas mais de 1.700 cirurgias de catarata, mais de 9.000 procedimentos realizados. Isso no período de um mês também. É um volume bastante importante que ajuda a zerar a fila de espera. Então as pessoas que ficavam ali esperando três, quatro, cinco meses, com uma iniciativa como essa, que vem de um apoio do Governo Federal, zera a fila", afirma Massuda.
FILAS EM PG
Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, atualmente, a cidade possui em torno de mil e duzentas pessoas na fila para atendimentos oftalmológicos pelo SUS. Com a chegada da carreta, a expectativa é de que essa fila seja zerada, assim como foi em Foz do Iguaçu.
De acordo com Liliam Brandalise, secretária de saúde da cidade, enquanto a carreta estiver na cidade, a fila para atendimentos será zerada, mas que sempre há uma alta demanda para atendimentos especializados na cidade.
"Para Ponta Grossa e para a região, é importante. A fila da oftalmologia é uma fila que nunca cessa, não zera. Então, poder dar um acesso mais rápido às pessoas, claro que todo gestor, todo prefeito, o próprio Ministério, ficam felizes por poder ajustar isso junto à população", afirmou a secretária.
ESTRUTURA
Para garantir a possibilidade de atendimento para tantas pessoas em tão curto período de tempo, a carreta da oftalmologia conta com equipamentos de ponta, com tecnologia moderna, insumos para o atendimento, e equipe multiprofissional.
Em todo o Brasil, são 41 carretas de saúde, que além de oftalmologia, incluem também foco na saúde da mulher e atendimentos especializados.




















