Fabiano Gioppo assume Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ponta Grossa
Gestor com ampla trajetória no paradesporto, Gioppo assume o conselho com a missão de fortalecer políticas públicas de inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência
Publicado: 14/01/2026, 18:09

Fabiano Gioppo, diretor de Paradesporto na Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (Smesp), assume a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência na gestão 2026/2027.
O órgão é responsável por elaborar e acompanhar políticas públicas de inclusão, atuando em áreas como saúde, educação, esportes e trabalho, sendo fundamental para garantir direitos e fortalecer iniciativas voltadas às pessoas com deficiência no município. Gioppo assume a gestão com anos de experiência na Secretaria, com uma extensa trajetória de atendimento nas diferentes modalidades paradesportivas ofertadas pela pasta em Ponta Grossa.
O vice-prefeito de Ponta Grossa, Pastor Moisés Faria (MDB), que está exercendo a função de prefeito interino até esta quarta-feira (14), parabenizou publicamente o empossamento de Gioppo. "Fabiano é referência quando falamos em inclusão. Atende centenas de pessoas no Ginásio Jamal, além da Escola Paralímpica e do esporTEA, que atende cerca de 150 alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista, incluindo encaminhamentos do CIAC. Também coordena a natação paradesportiva na Arena Multiuso e o projeto Nadando com Daniel Dias, que atende 80 alunos", declara Faria.
Gioppo também é fundador da ONG Além da Mesa, uma iniciativa voluntária de esporte e inclusão que atende aproximadamente 100 alunos com aulas gratuitas de tênis de mesa, além de oferecer acompanhamento multiprofissional às famílias. "Seu trabalho conta com o apoio da nossa gestão, junto com a prefeita Elizabeth Schimidt e da Secretaria de Esportes, resultando em conquistas reais e inclusão verdadeira", diz o vice-prefeito. Com a admissão ao cargo, Gioppo deverá ser o principal representante na fiscalização e elaboração de políticas públicas para pessoas com deficiência em Ponta Grossa junto à comunidade e participantes do conselho.




















