UEPG lamenta o falecimento das servidoras Irene Borba e Zeny Ferreira
Irene e Zeny foram servidoras por mais de 10 ano na instituição
Publicado: 07/01/2026, 12:42

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento das servidoras aposentadas Irene Elci Borba, dia 23 de dezembro aos 91 anos; e Zeny de Jesus Ferreira, dia 31 de dezembro, aos 84 anos.
A professora Irene Borba foi admitida na UEPG no dia 1º de março de 1976 e se aposentou no dia 27 de abril de 1994. Atuou por um bom tempo no Departamento de Biologia, mas o agora professor Jefferson Mainardes lembra com carinho quando ela foi sua professora no curso de Pedagogia em 1987. “Fui aluno dela na disciplina de Higiene Escolar. Ela era uma professora muito comprometida, responsável e atenciosa com todos os alunos. Era muito atuante no curso de Biologia”, lembra. Ele disse ainda que a professora Irene era muito educada e refinada com os alunos e com os colegas, algo natural da personalidade dela.
Já a então auxiliar de atividades de ensino e depois auxiliar administrativa Zeny foi admitida no dia 24 de agosto de 1983 e se aposentou em 1º de novembro de 2010. A sua filha e também colega de trabalho, Elizane Meier de Paula Souza, lembra com carinho dos momentos compartilhados com a mãe tanto na UEPG como no âmbito familiar. Ela conta que Zeny não queria se aposentar, mas o fez de maneira compulsória quando completou 70 anos. “E por um tempo depois de aposentada ela continuou a ir almoçar no RU. Acho que era para se sentir ainda parte da Universidade e ela amava estar no meio dos acadêmicos batendo papo”, conta. Ela lembra que Zeny era uma pessoa muito alegre, animada e comunicativa. Gostava de contar histórias da sua vida e fazei amigos com muita facilidade. “Adorava um baile. A frase que todos lembram que ela falava era: ‘estou com o pé que é um leque para ir no baile’, relembra, com carinho. “Foi uma mãe maravilhosa e uma avó muito carinhosa”, finaliza, Elizane.
Quem também fez questão de relembrar um pouco da trajetória da servidão Zeny Ferreira foi sua outra filha, Elaine Meir Mello. “Minha mãe era uma mulher muito alegre, sempre sorrindo, ela era de bem com a vida e todos que conheceram ela dizem a mesma coisa. Ela era incrível”, lembra. Elaine comenta, ainda, que sua mãe faria 85 anos no dia 02 de janeiro e partiu um pouco antes de comemorar mais um aniversário.
A UEPG se solidariza com os amigos e familiares dessas duas servidoras que contribuíram muito com a instituição.
Com informações: Assessoria de Imprensa.




















