Ponta Grossa cresce no segmento de empresas de tecnologia e avança em Parque Tecnológico | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa cresce no segmento de empresas de tecnologia e avança em Parque Tecnológico

Dados indicam expansão contínua nos serviços de suporte e manuteção de equipamentos de informática e comunicação

Entre 2020 e 2025, Ponta Grossa registrou avanços expressivos no número de empresas ligadas à tecnologia
Entre 2020 e 2025, Ponta Grossa registrou avanços expressivos no número de empresas ligadas à tecnologia -

Publicação por Lincoln Vargas

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O trabalho articulado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento e do Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos, tem refletido diretamente no crescimento consistente das atividades ligadas à tecnologia da informação, desenvolvimento de software, serviços digitais e áreas correlatas no município. Dados mostram que, entre 2020 e 2025, Ponta Grossa registrou avanços expressivos no número de empresas desses segmentos, consolidando-se como um dos principais polos tecnológicos da região dos Campos Gerais.

Entre os destaques está o desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, que apresentou um crescimento de 131,6% no período, saltando de 38 empresas em 2020 para 88 em 2025. A consultoria em tecnologia da informação também teve avanço significativo, com 145,5% de crescimento, assim como os portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, que dobraram de tamanho, com 100% de aumento no número de empresas.

Os dados indicam ainda expansão contínua nos serviços de suporte e manutenção de equipamentos de informática e comunicação, com crescimento de 46,1% e 77,8%, respectivamente, além do fortalecimento do desenvolvimento e licenciamento de softwares customizáveis e não customizáveis, segmentos estratégicos para a economia do conhecimento.

“Quando olhamos para esses números, vemos muito mais do que estatísticas: vemos um futuro sendo construído com as próprias mãos dos ponta-grossenses. Ponta Grossa está virando referência porque acreditou na inovação, na tecnologia e, principalmente, na força da cooperação. Estamos preparados para o que vem pela frente e vamos seguir crescendo juntos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento e coordenadora do Vale dos Trilhos, Tônia Mansani, os números confirmam uma estratégia construída ao longo dos últimos anos: “Esse crescimento não acontece por acaso. Ele é resultado de uma política pública estruturada, que envolve formação de talentos, ambientes de inovação, apoio ao empreendedorismo e governança colaborativa. O ecossistema foi pensado para gerar desenvolvimento econômico sustentável e diversificado”, explica.

Segundo ela, todo esse movimento converge agora para um novo patamar de desenvolvimento: o planejamento do Parque Tecnológico de Ponta Grossa. “O Parque Tecnológico é a materialização de um ciclo. Ele nasce sobre uma base já consolidada de empresas, talentos, universidades e instituições que inovam. Não estamos começando do zero, estamos dando escala a um ecossistema que já demonstra resultados concretos”.

Paralelamente ao crescimento acelerado do setor de tecnologia e inovação, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento e do IPLAN, apoiados pelo SEPARTEC, avançam na reformulação da legislação do Parque Tecnológico, adequando o marco legal à nova realidade do mercado e às demandas atuais das empresas de base tecnológica.

O trabalho busca atualizar instrumentos normativos, ampliar a atratividade para novos investimentos, fortalecer a integração com o ecossistema já existente e garantir maior flexibilidade para a instalação e expansão de negócios inovadores, alinhando o Parque Tecnológico ao estágio de maturidade e crescimento que Ponta Grossa vive hoje.

“Nos últimos anos, Ponta Grossa não apenas consolidou uma das maiores economias do Paraná, como também avançou de forma consistente na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento de um ambiente de negócios inovador. O trabalho conjunto das instituições que compõem o ecossistema Vale dos Trilhos tem gerado oportunidades reais de empreendedorismo tecnológico e inovação endógena, ou seja, iniciativas empreendedoras que nascem da própria cultura inovadora do município”, pontuou o gerente regional do Sebrae Centro, Michael Douglas Camilo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right