População de Ponta Grossa une esforços para se recuperar de estragos do temporal
Cerca de 1520 famílias foram prejudicadas com a chuva de granizo que atingiu a cidade na última segunda-feira (24)
Publicado: 25/11/2025, 11:38

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) mobilizou diversas equipes para atendimento da população afetada pelas chuvas registradas nas últimas horas. Mais de 1520 famílias, ou aproximadamente 5 mil ponta-grossenses, foram atendidas por servidores do Poder Executivo, que empregou agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito, e do Corpo de Bombeiros que realizaram a distribuição de lonas em três pontos da cidade - Sede do 2º Grupamento de Bombeiros, Base Uvaranas do Corpo de Bombeiros e Ginásio Poliesportivo do Santa Mônica. A situação também mobilizou equipes da Fundação de Assistência Social (FASPG) e das Secretarias da Família, Meio Ambiente e de Serviços Públicos.
Segundo a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (União), o Município segue com as equipes em ação nesta terça-feira (25). “O temporal de ontem trouxe grandes impactos para a nossa cidade, mas graças ao esforço conjunto e à agilidade das nossas equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, conseguimos dar suporte para as famílias que foram de alguma forma atingidas pelo granizo e pelas fortes chuvas. Agora, nosso trabalho é de levantamento dos danos, de reconstrução e de acompanhamento das famílias afetadas, uma ação que está mobilizando diversos agentes e que deve seguir pelos próximos dias”, declara a prefeita, que também destaca a importância da parceria com o governo do Paraná neste momento.
GALERIA DE FOTOS
“Além do apoio às famílias, também temos equipes atuando no recebimento das doações encaminhadas pela Defesa Civil do Paraná e que incluem telhas e colchões, materiais essenciais para nós neste momento”, completa.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), Guilherme Rangel, o Município trabalha em diversas frentes para articular o suporte à comunidade de forma mais eficiente possível. “Nossos agentes estão desde ontem dando suporte à comunidade. O momento agora é de articulação para que possamos realizar o maior número de atendimentos de forma ágil e eficiente. Por isso, estamos mobilizados em diversas frentes, com cada secretaria fazendo o seu melhor para que possamos superar essa situação o mais rápido possível”, explica.
DEFESA CIVIL E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Atualmente, a Prefeitura de Ponta Grossa realiza os procedimentos para o levantamento de danos e atendimento das famílias atingidas pelo temporal, sendo necessário o cadastro junto aos órgãos do Município para direcionamento das demandas, sendo:
A Defesa Civil está realizando o cadastro das famílias que necessitam de telhas de fibrocimento para a realização de reparos nos telhados atingidos pelo granizo. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo telefone (42) 3220-1030.
GALERIA DE FOTOS
Na área da assistência social, a Prefeitura está com equipes mobilizadas para atender as famílias afetadas pelo temporal. Mediante cadastro, a FASPG está distribuindo colchões, kits de atendimento e outros itens essenciais.
Para garantir um atendimento mais ágil, três pontos estão funcionando para cadastro e suporte às famílias: o Ginásio de Esportes do Santa Mônica, o Residencial Andorinhas e a sede da FASPG (fundos do Cemitério Municipal). Além disso, os CRAS dos bairros também estão acolhendo as demandas e repassando as informações às equipes de assistência, assegurando que nenhuma família fique sem atendimento.
O telefone de contato da Fundação de Assistência Social é o (42) 3220-1065. Entretanto, as linhas podem estar ocupadas por conta da alta demanda.
SAÚDE E EDUCAÇÃO
Em relação ao atendimento nas Unidades de Saúde, todas estão em funcionamento normal nesta terça-feira (25); no entanto, por conta do remanejamento de alguns profissionais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que algumas consultas médicas e procedimentos foram reagendados. Alguns danos foram verificados no telhado das UBS Abrahão Federmann e Silas Salem, o que atrasou o início das atividades nestes dois locais em uma hora.
Na área da educação, a Escola Municipal Aldo Bonde e o CMEI Celina Correia tiveram suas salas de aula afetadas e, por conta disso, todas as atividades foram dispensadas nesta terça; em ambos os locais, equipes da Secretaria da Educação já realizam os reparos necessários para a retomada do atendimento aos alunos o mais rápido possível.
Com informações: Assessoria de Imprensa.


























