Câmara aprova projeto que valoriza a carreira de professores de PG | aRede
PUBLICIDADE

Câmara aprova projeto que valoriza a carreira de professores de PG

Projeto do Executivo visa valorizar e reconhecer os profissionais através da progressão de carreira e formação profissional

Professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa
Professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, na tarde desta segunda-feira (20), o projeto de lei 368/2025, de autoria do Executivo Municipal. O PL, aprovado por 18 votos, visa promover modificações na lei 14,936 que trata do plano de empregos, carreira e remuneração dos professores da rede municipal e busca trazer mais reconhecimentos aos educadores de Ponta Grossa.

Segundo a justificativa do projeto, a ação visa a trazer um maior reconhecimento aos professores da rede municipal de ensino através da progressão funcional por habitação e também formação profissional. A secretária Municipal de Educação de Ponta Grossa, Joana D’Arc Panzarini Egg, explica que esta ação visa adequar e melhorar a estrutura de carreira dos professores municipais.

"O projeto de lei visa promover as devidas alterações à legislação existente para a adequação ao dinâmico contexto educacional do ano de 2025. O objetivo principal é aprimorar a estrutura da carreira do magistério público municipal, e, consequentemente, elevar a qualidade do ensino oferecido à população de Ponta Grossa", destaca.

Conforme consta no projeto, são seis os principais pontos que serão alterados ou estabelecidos: estágio probatório; progressão na carreira (Horizontal); prêmio por assiduidade; validade de títulos; estímulo à pós-graduação e também a criação de uma tabela que pontua a participação dos profissionais em conselhos e comissões.

Segundo Joana D'Arc, as modificações realizadas com o projeto são importantes para que essa valorização do profissional ocorra e, consequentemente, o ensino público em Ponta Grossa também se desenvolva. "As modificações propostas são imprescindíveis para a adequação da legislação e tem como um de seus focos valorizar o profissional da educação. No contexto do projeto, a valorização é citada como um passo necessário para aprimorar a carreira e, por fim, elevar a qualidade do ensino", finalizou.

O Portal aRede esteve realizando a cobertura da votação e conversou com parlamentares sobre o assunto. Olíder do governo na Câmara, Pastor Ezequiel (DC), destacou que o projeto irá desenvolver a carreira dos professores da rede municipal de ensino através de uma boa remuneração, uma nova perspectiva de carreira e outros pontos. "Esta ação irá alavancar a carreira dos professores na rede pública do município. Com isso, os professores terão uma boa remuneração, uma carreira com perspectiva. Nossos professores fazem um trabalho excelente e este projeto busca valorizar justamente isso." comentou Ezequiel.

A votação do projeto também foi comentada por Julio Küller (MDB), presidente da Câmara de Ponta Grossa. O líder do Legislativo relembrou a aprovação da Plano de Cargos de Salários e destacou que este novo projeto busca corrigir alguns pontos que ficaram de fora. "Este projeto vai regulamentar algumas questões que acabaram ficando de fora do Plano de Cargos de Salários. Votamos com muita alegria e aprovamos e tenho certeza que os servidores terão uma condição melhor de trabalho com o projeto", destacou.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right