Santa Casa homenageia familiares de doadores de órgãos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Santa Casa homenageia familiares de doadores de órgãos em PG

Somente neste ano, 19 doadores ajudaram 42 pacientes a terem uma nova chance de vida

Homenagens aconteceram no último sábado (27), em Ponta Grossa
Homenagens aconteceram no último sábado (27), em Ponta Grossa -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa celebrou, no último sábado (27), o 'Dia Nacional de Doação de Órgãos', data instituída pelo Ministério da Saúde (MS) para reforçar a importância da solidariedade de doar órgãos e tecidos, um gesto que transforma e salva muitas vidas.

Em alusão à data, a Santa Casa promoveu a tradicional homenagem aos familiares dos doadores do último ano. Em 2024 a Instituição registrou 24 doadores que possibilitaram a doação para 48 pessoas. Já em 2025, até agosto, a Santa Casa contou com 19 doadores efetivos, possibilitando que 42 pacientes recebessem uma nova chance de vida.

A assistente social Krishna de Campos destaca o impacto das ações de conscientização realizadas em setembro. “Cada família que autoriza a doação transforma sua dor em esperança para outras pessoas. Esse assunto, por mais que seja delicado, precisa estar na conversa de almoço de domingo ou na reunião com amigos".

O provedor da Santa Casa, Juarez Antônio Carvalho, reforça o compromisso do Hospital com a causa. “Nós, enquanto Instituição de Saúde, temos o compromisso de acolher, orientar e dar todo o suporte para que esse gesto tão nobre seja possível".

COMO AJUDAR? - A doação de órgão é um ato voluntário de solidariedade e amor ao próximo. Quem pode ser doador:

- Doadores vivos: podem doar um rim, parte do fígado, parte do pulmão ou medula óssea. Geralmente familiares ou pessoas com compatibilidade genética;

- Doadores falecidos: pessoas em morte encefálica, com consentimento da família, podem ter múltiplos órgãos aproveitados. Uma única pessoa pode ajudar até oito pessoas.

Como se tornar um doador? Expressar sua vontade: informe sua família sobre o desejo de ser doador, mesmo que você registre formalmente, a família será consultada no momento do possível transplante.

Onde buscar informações? Na 'Central de Transplante do Paraná': (41) 3304-1900.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right