Ponta Grossa pode ter espaço público nomeado de São Carlo Acutis
Projeto busca homenagear o santo alterando o nome do Centro de Atendimento Especializado a Moradores e pessoas em Situação de Rua, Centro Pop, para 'São Carlo Acutis'
Publicado: 24/09/2025, 02:30

Foi apresentado na Câmara Municipal de Ponta Grossa um projeto de lei que visa alterar o nome do Centro de Atendimento Especializado a Moradores e pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na rua Tenente Hinon Silva, no Centro da cidade. O objetivo do projeto é renomear o local de São Carlo Acutis, santo canonizado pela Igreja Católica no dia 7 de setembro.
O objetivo da alteração é realizar uma homenagem a São Carlo Acutis. Conforme o documento, o santo ficou marcado por seus valores de compaixão, simplicidade e compromisso com o próximo durante sua trajetória em vida, ideais perfeitamente alinhados com as ações movidas pelo Centro POP, que funciona como um espaço de acolhimento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
SOBRE CARLO ACUTIS - Popularmente conhecido como o 'santo da internet' ou o '1º Santo Millennial' Carlo Acutis é um santo da igreja católica canonizado no dia 7 de setembro, um domingo. São Carlo Acutis nasceu em Londres, em 1991, mas cresceu na cidade de Milão, Itália.
Conforme informações sobre sua vida, amava jogar videogames e criar sites, além de ter a vida dedicada a Eucaristia e ser devoto de Nossa Senhora. Em sua adolescência, destacou-se ao desenvolver sites dedicados a divulgar milagres eucarísticos ao redor do mundo, além de mostrar aparições de Maria.
São Carlo Acutis faleceu em 2006, vítima de leucemia. Dois milagres são creditados em seu nome, razão essa pela qual o jovem foi canonizado. O primeiro, que resultou em sua beatificação, é a cura de Matheus Vianna, brasileiro de três anos. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Matheus se curou de uma doença congênita no pâncreas, sem respaldo científico, após tocar em uma relíquia de Carlo Acutis.
O segundo aborda à sobrevivência e recuperação da costa-riquenha Valéria Valverde, em 2022. Morando na Itália, a jovem sobreviveu a um grave acidente de bicicleta após sua mãe realizar uma peregrinação ao túmulo de Carlo Acutis.