UTFPR publica edital do Vestibular 2026 com 310 vagas para o Campus Ponta Grossa
As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 4 de agosto, e seguem até 13 de outubro
Publicado: 05/08/2025, 09:00

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou, na última sexta-feira (1º), o edital do Vestibular 2026. Para o Campus Ponta Grossa, estão sendo ofertadas 310 vagas distribuídas em 10 cursos de graduação presenciais, com início no primeiro semestre do próximo ano. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 4 de agosto, e seguem até 13 de outubro.
Ao todo, a UTFPR oferece 3.873 vagas em 13 cidades do Paraná, com mais de 100 opções de cursos. O processo seletivo é voltado a quem já concluiu o ensino médio ou irá concluí-lo até o início do ano letivo de 2026. Também é possível participar como treineiro, modalidade destinada a estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que desejam vivenciar a experiência do vestibular.
As provas serão aplicadas de forma presencial no dia 23 de novembro, nas 13 cidades onde a UTFPR possui campus. A avaliação será composta por 40 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação dissertativo-argumentativa. Durante a inscrição, o candidato poderá escolher entre inglês ou espanhol como língua estrangeira moderna.
A taxa de inscrição é de R$ 150, com pagamento até o dia 14 de outubro, via PIX ou boleto bancário. Cada candidato pode selecionar até duas opções de curso, inclusive em diferentes campi da instituição.
No total de vagas oferecidas, pelo menos 50% são reservadas a ações afirmativas, voltadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa política, há cotas específicas para pessoas com deficiência, com renda familiar per capita inferior a um salário-mínimo, ou que se autodeclarem pretas, pardas, indígenas ou quilombolas.
Com ensino totalmente gratuito, a UTFPR oferece ainda programas de apoio estudantil, bolsas e oportunidades de desenvolvimento acadêmico. Mais informações e o edital completo estão disponíveis na página do Vestibular UTFPR.
Com informações: Assessoria de Imprensa