Frio intenso mobiliza rede de acolhimento a pessoas em situação de rua | aRede
PUBLICIDADE

Frio intenso mobiliza rede de acolhimento a pessoas em situação de rua

Município prepara ações visando garantir proteção social e atendimento digno às pessoas

Albergue preparado para acolher pessoas em situação de rua
Albergue preparado para acolher pessoas em situação de rua -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a previsão de queda acentuada nas temperaturas em Ponta Grossa nos próximos dias — podendo chegar próximo a 0°C entre quinta (29) e sexta-feira (30), segundo o Simepar —, a Prefeitura está intensificando os serviços de atendimento e acolhimento à população em situação de rua por meio da Operação Inverno 2025, coordenada pelo Centro POP e pelo Departamento de Proteção Social Especial.

A Operação Inverno vai garantir proteção social e atendimento digno às pessoas em situação de rua durante os períodos de frio intenso. A principal medida será a ampliação do horário de funcionamento do Centro POP, que a partir de 2 de junho atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e, aos sábados, das 8h às 11h (para banho solidário).

"Nós já estamos preparados para proteger quem mais precisa. Ninguém vai enfrentar esse frio sozinho aqui em Ponta Grossa. Temos lugar, temos camas, acolhimento, alimentação e muito cuidado. Contamos com a ajuda da população, pois juntos somos mais fortes. Vamos aquecer quem mais precisa", incentiva a prefeita Elizabeth Schmidt.

Entre os serviços reforçados durante a operação estão: fornecimento de jantar (marmitas) em parceria com o Restaurante Popular; organização dos fluxos de encaminhamento ao Albergue Municipal para evitar filas e aglomerações; espaço de permanência temporária no Centro POP até a abertura do Albergue; atendimento, higiene, guarda de pertences e demais encaminhamentos.

A equipe envolvida na Operação conta com assistentes sociais, educadores, equipe administrativa, manutenção e zeladoria, com uso da estrutura completa do Centro POP, localizado na Rua Tenente Hinon Silva, 135, no Centro.

Rede de acolhimento e ações contínuas - Além da operação especial, a Prefeitura mantém uma rede estruturada de apoio à população em situação de rua. O Centro POP realiza cerca de 400 atendimentos semanais, sendo ponto de referência para convívio social, higiene, alimentação, documentação e orientações diversas.

O Albergue Municipal, com média de 490 atendimentos por semana, oferece pernoite, cobertores, kits de higiene e refeições fornecidas pelo Restaurante Popular. Aos fins de semana, o restaurante também segue acolhendo esse público com alimentação.

Também fazem parte da rede de acolhimento entidades parceiras como a Casa da Acolhida (cerca de 50 vagas) e o Ministério Melhor Viver (cerca de 60 vagas), nos quais os acessos são feitos via encaminhamento do Centro POP. O Albergue, por sua vez, atende por demanda espontânea, inclusive para acolhimento noturno emergencial.

A população pode contribuir acionando o Serviço de Abordagem Social pelos telefones: (42) 98879-3792 ou (42) 98882-6567 (adultos); e (42) 98882-5514 (crianças e adolescentes).

“Temos ações planejadas para promover a autonomia desses indivíduos, com encaminhamentos ao mercado de trabalho e atendimento às suas demandas pessoais e sociais. Garantir abrigo, comida e cuidado em um momento de frio intenso é uma questão de humanidade. Mas nosso trabalho vai além: promovemos a cidadania e os direitos das pessoas em situação de rua durante todo o ano”, reforça a presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo.

PG Sem Frio: campanha arrecada agasalhos e cobertores - Visando auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade durante o inverno, a Prefeitura de Ponta Grossa iniciou na última segunda-feira (19) mais uma edição da campanha “PG Sem Frio”. A ação, promovida pelo Selo Social, estimula a população a doar roupas, cobertores e calçados — novos ou usados em bom estado.

As doações podem ser entregues até o dia 20 de julho em diversos pontos de coleta espalhados pela cidade. Entre os locais confirmados estão:

- Câmara Municipal de Ponta Grossa;

- Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Edifício Guaíra);

- SIEMACO;

- Feirão do Imposto da ACIPG Jovem;

- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Atléticas e centros acadêmicos dos campi Central e Uvaranas;

- UTFPR – Atlética XV de Outubro;

- Escritório de Advocacia João Paulo Nascimento;

- Lojas MM (todas as unidades participantes da rede);

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right