Meteoro Superbólido passou por PG na quarta; entenda fenômeno | aRede
PUBLICIDADE

Meteoro Superbólido passou por PG na quarta; entenda fenômeno

Fenômeno também foi registrado por câmeras de monitoramento em outras cidades do Estado do Paraná

VÍDEO
Vídeos do meteoro superbólido foram registrados em outras cidades do Paraná | Autor: Reprodução/Clima Ao Vivo.

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um meteoro Superbólido passou por Ponta Grossa na noite da última quarta-feira (23). O fenômeno foi visto em diversas regiões do Sul do Brasil - assista ao vídeo acima. A situação aconteceu por volta das 19h e também foi registrada por câmeras de moradores ponta-grossenses - clique aqui e acesse à notícia do Portal aRede.

Além de Ponta Grossa, o meteoro foi registrado em Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, por exemplo. Câmeras do Clima Ao Vivo também gravaram o fenômeno em outras regiões do Sul do Brasil. A situação inusitada levantou questionamentos do que seria o objeto (ou até mesmo algo extraterrestre).

O QUE É? - Um meteoro é classificado como ‘bólido’ por ser extremamente brilhante (magnitude igual ou superior a -14). Já um ‘superbólido’, é quando o objeto é ainda mais brilhante (magnitude igual ou superior a -17). Para se ter noção, um ‘superbólido’ pode corresponder a aproximadamente a 100 vezes o brilho de uma lua cheia.

Apesar da situação atípica, esse tipo de meteoro não traz riscos à população. A explosão do objeto acontece quando o meteoro entra em contato com a atmosfera, e como ele está a uma velocidade muito rápida, o atrito com o ar aquece muito, ocasionando a explosão. Essa situação pode iluminar o céu de cidades por alguns segundos.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right