Estação Paraná de PG poderá ser restaurada; veja as imagens | aRede
PUBLICIDADE

Estação Paraná de PG poderá ser restaurada; veja as imagens

Projeto foi desenvolvido pela Associação de Preservação do Patrimônio Cultural, junto da Secretaria Municipal de Cultura

A Estação Paraná fica localizada no Centro de Ponta Grossa, na rua Benjamin Constant
A Estação Paraná fica localizada no Centro de Ponta Grossa, na rua Benjamin Constant -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Estação Paraná, localizada no Centro de Ponta Grossa, poderá ser restaurada. O projeto da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPACPG), junto da Secretaria Municipal de Cultural (SMC), foi aprovado pelo Governo do Estado. Agora, deverá ser realizada uma licitação para dar prosseguimento à restauração do imóvel fundado em 2 de março de 1894.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14), nas redes sociais da APPACPG. A entidade sem fins lucrativos, criada em 2016, foi importante no processo de desenvolvimento do projeto. A iniciativa de restauro foi aprovada pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (SEEC), enquanto a licitação deverá ser realizada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG).

As arquitetas técnicas responsáveis pelo projeto são Nisiane Madalozzo, Emanuele de Almeida e Kathleen Biassio, que também coordenou o projeto. Todas elas fazem parte do corpo técnico da Associação de Preservação – a entidade faz a defesa do Patrimônio Cultural e Natural do município de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais.

PROJETO – O processo de restauro pode ser separado em três etapas, conforme Kathleen Biassio. A primeira etapa foi uma análise histórica e um estudo da técnica construtiva do imóvel. Já a segunda etapa consiste num levantamento arquitetônico, com medição de todos os espaços da ‘Estação Arte’. E a terceira etapa foi a apresentação de produtos.

“Além de uma observação muito criteriosa das patologias, foram feitas várias visitas ao edifício e a gente levantou um mapa de danos, todos os instrumentos com desenhos necessários para que a gente compreendesse todos os danos que o edifício possui”, explica Biassio. Esses danos foram acarretados por conta do tempo, falta de uso do espaço ou “agentes externos ao edifício”.

GALERIA DE FOTOS

  • Estação Paraná de PG poderá ser restaurada; veja as imagens
  • Estação Paraná de PG poderá ser restaurada; veja as imagens
  • Estação Paraná de PG poderá ser restaurada; veja as imagens
 

A arquiteta e membro da APPACPG também explica que o projeto detalha toda forma de intervenção necessária “e a forma de ocupação dos espaços e projetos complementares que são como a atualização em relação a instalações elétricas, hidráulicas, necessidade de acessibilidade e prevenção de incêndio. Todos esses projetos complementares foram executados e desenvolvidos”, finaliza.

PROBLEMA – Ainda durante a publicação, a Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural relata que o maior problema na restauração do edifício será o telhado. “Ele tem um selamento na cumeeira, e esse dano do telhado, essa estrutura sofreu uma intervenção e teve uma montagem errada das tesouras, o que gera uma estrutura muito fraca”, explica.

Diante dessa situação, o telhado precisará ser desmontado durante seu processo de restauração. “Terá que ser remontado. Não é uma coisa muito estruturalmente crítica, mas com certeza é o ponto que leva a maior preocupação, porque o telhado é que consegue vedar toda a umidade, águas de chuva, que o edifício vem sofrendo”, finaliza a arquiteta da Associação.

HISTÓRIA – A Estação Paraná foi fundada na gestão do prefeito Manoel Vicente Bittencourt, primeiro chefe do Poder Executivo de Ponta Grossa. O espaço serviu, durante anos, como terminal de embarque e desembarque de passageiros. A partir de 1906, o imóvel começou a ser utilizado como sede administrativa da rede ferroviária.

Por fim, na década de 1990, a Estação Paraná foi tombada como Patrimônio Histórico de Ponta Grossa. “O tombamento veio como uma forma de salvaguardar o conjunto ferroviário em um momento histórico, onde as linhas da ferrovia foram retiradas do Centro da cidade e houve um certo risco de demolição”, lembra Kathleen Biassio, arquiteta da APPACPG.

Confira uma imagem aérea da Estação Paraná clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE