Estação Saudade será palco do Festival Rota 01 em Ponta Grossa
Parque Estadual de Vila Velha também receberá percurso com as motocicletas
Publicado: 06/08/2024, 16:33
O 'Festival Rota 01' acontecerá em 24 de agosto, em Ponta Grossa, e promete trazer uma programação completa com diversas atrações, incluindo shows com bandas locais e da região, exposições de motos e carros antigos, espaço kids, chopp, drinks e uma ampla área de gastronomia. O Festival objetiva atrair motociclistas de todo o país, bem como entusiastas do lifestyle. Considerando que o evento possui atrações para toda a família, a estimativa é de que pelo menos 5 mil pessoas marquem presença no evento, envolvendo um público de todas as idades. O Festival foi criado para comemorar a primeira viagem de moto já registrada na América do Sul, feita por Ricardo Wagner, pilotando uma Harley-Davidson F-16 e Afonso Lange, pilotando uma Indian Scout, dois ponta-grossenses que viajaram até Antonina, em 23 de agosto de 1923.
HISTÓRIA - Em uma nota publicada em 1923, esse foi o primeiro registro de uma viagem de moto em toda a América do Sul. A viagem durou quatro dias, com desafios pelo caminho, como: chuva, falta de combustível, uma queda no rio, estradas sem pavimentação e a volta de trem, que descarrilou no caminho. Além de tudo, as motos possuíam tanques pequenos, o que tornou a falta de combustível um problema constante durante a viagem. Depois que esta história foi descoberta, todo ano é feito o passeio de moto até Antonina, seguindo o mesmo trajeto utilizado por eles, pela Estrada da Graciosa. Hoje, a 'Rota 01' é uma rota oficial de motociclismo, assim como a Serra do Rio do Rastro e o Rastro da Serpente, trajetos famosos do Brasil. Inclusive, em 23 de agosto foi decretado oficialmente o 'Dia do Mototurismo' no Paraná, e a ideia é que esse trajeto se torne cada vez mais popular entre os motociclistas.
CRONOGRAMA - A programação do evento será diversificada, com atrações confirmadas. Com início às 9h, a abertura do evento contará com uma apresentação pocket do Bateras Day, com cerca de 50 bateristas tocando clássicos do rock. Em seguida, bandas de Ponta Grossa e de Curitiba sobem ao palco trazendo o melhor do rock’n roll, com shows que vão até as 22h. O line-up traz bandas desde o rock’n roll mais clássico até o mais contemporâneo. Entre as atrações, estão confirmadas as bandas ponta-grossenses: Jamp, West Hill e Ursos Caipiras. Da capital paranaense, os shows ficarão por conta das bandas Mr. Gomes, Red Line e TNShe, banda feminina de tributo à famosa banda australiana AC/DC.
Outras atrações em tempo integral incluem exposições de marcas com lançamentos, motos colecionáveis e customizadas, exposição de carros antigos, espaço kids com atividades e pintura facial, espaço pet com estação de bebedouros, apresentação de cães da Polícia Militar (PM), estação de drinks com lounge, barbearia, flash tattoo, apresentação de motohabilidade e expositores dos mais variados setores. Os patrocinadores do evento também estarão presentes com diversas ativações e interações com o público. Além disso, a organização do evento garante que há outras atrações a serem confirmadas e garantem encantar o público com várias surpresas.
Daniel Wagner, idealizador do projeto e neto de Ricardo Wagner, enfatiza que o evento traz benefícios para a cidade de Ponta Grossa: “Através do Festival, movimentamos o turismo local, trazemos pessoas de fora que não farão somente parte do evento, mas também conhecerão outros lugares e atrativos da região. Além disso, o Festival gera entretenimento e cultura, e traz ao conhecimento do público um pouco da história que faz parte da nossa cidade”. O Festival também contará com um palco secundário, o palco Garagem, onde acontece a chamada Jam Session. Neste palco, pessoas do público podem aproveitar a oportunidade e mostrar o seu talento musical.
Além disso, o espaço terá uma estação de chopp e uma área gastronômica, com hambúrguer oficial do evento e outras opções de lanches. Os tickets para consumação serão adquiridos através de uma bilheteria única, e podem ser trocados em qualquer ponto de comida ou bebida. Cada detalhe do evento foi pensado com a finalidade de diminuir as filas e garantir o conforto para o público.
Com informações: Assessoria de Imprensa.