Mariano estuda novo mercado e posto de combustível em PG
Complexo comercial será constituído também por 23 lojas; empreendimento ficará no Cará-Cará
Publicado: 23/07/2024, 10:11
O Grupo Ivasko – mais conhecido como Mariano – quer ampliar a base de negócios em Ponta Grossa através de um complexo comercial, constituído por um novo supermercado, um posto de combustíveis e 23 lojas. O investimento será realizado em um terreno de 47.359,36 metros quadrados, com frente para a rua Luiz Frederico Daitschmann na quadra entre as ruas Vacílio Hyeda e Santo Arnaldo Jansen, no Jardim Pontagrossense, no bairro Cará-Cará. O tempo médio a partir do centro da cidade até o local de inserção dos empreendimentos é de 20 minutos, com um deslocamento de aproximadamente seis quilômetros.
A descrição do complexo consta no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), protocolado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) do município. O estudo visa à identificação e análise dos impactos causados pela implantação do supermercado e posto de combustíveis - pertencentes a empresa PCI & Z Gestão de Negócios e Participações do Grupo Ivasko- e seus reflexos na qualidade de vida da população e do meio urbano nas áreas de influência. A empresa responsável pelo EIV é a Orbienge LTDA.
Pelo estudo, a área total a ser utilizada pelo complexo será de 17.500 metros quadrados, com construção total de 11.353,76 metros quadrados. Serão 284 vagas de estacionamento.
O posto de combustíveis terá área construída de 786,10 metros quadrados, em um pavimento, onde será ofertado também serviço de troca de óleo e loja de conveniência.
Já o supermercado e as salas comerciais da unidade 01 (lojas de um a seis) representarão área a construir de 7.610,13 metros quadrados. Serão dois pavimentos.
A garagem coberta (constitui a unidade 02) terá construção de 2.212,40 metros quadrados. Serão 82 vagas.
A unidade 03 abrigará o lote de lojas de números 07 a 20. A área a construir corresponde a 454,53 metros quadrados, em um pavimento.
A unidade 04 contará com as lojas de 21 a 30. Estas nove salas comerciais ocuparão área construída de 290,60 metros quadrados, em pavimento único.
As edificações serão compostas pelo supermercado, com lojas internas, área coberta e descoberta destinadas ao estacionamento, lojas externas e o posto de combustíveis.
Segundo o EIV, as obras seriam iniciadas em fevereiro deste ano, sendo a previsão de término em fevereiro de 2025.
EMPREGOS – O estudo diz que “na fase de instalação dos empreendimentos o número de funcionários será variado em função da fase da obra, porém, estima-se em média 40 colaboradores. Haverá ainda funcionários de empresas prestadoras de serviço durante as instalações específicas de equipamentos, mobiliário e outras atividades de apoio relacionadas a implantação dos empreendimentos comerciais e de serviços, sobretudo nos espaços para locação”.
Na fase de operação a estimativa é que sejam gerados aproximadamente 100 empregos, considerando a mão de obra que será empregada no posto de combustíveis, no supermercado e lojas.
ACESSO – O estudo traz informações em relação ao acesso dos empreendimentos. O serviço de carga e descarga terá entrada pela Rua Luiz Frederico Daitschmann. Para o acesso do posto de combustíveis, dos espaços comerciais, de serviços e do supermercado o projeto conta com duas entradas: através da rotatória da rua Santo Arnaldo Jansen e pela rua Vacílio Hyeda.
O EIV destaca que os empreendimentos apresentam uma localização privilegiada em uma vizinhança que abrange os bairros Cará-Cará, Olarias e Uvaranas e conta com vias de ligação importantes para os moradores do entorno.
“A rua Siqueira Campos se apresenta como o mais importante eixo viário na região, permitindo acesso ao Centro no sentido Norte e ao Distrito Industrial, BR-376 e a PR-151 no sentido Sudeste. Já a rua Santo Arnaldo Jansen no sentido Nordeste permite o acesso ao bairro Uvaranas e a PR-513. Já a Rua Germano Justus localizada Sudoeste dos empreendimentos possibilita a ligação com o bairro Oficinas”, informa o estudo.