Aliel Machado é eleito presidente da Comissão de Cultura da Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Aliel Machado é eleito presidente da Comissão de Cultura da Câmara

Parlamentar paranaense assume compromisso de buscar ferramentas que estimulem o crescimento do setor

Para Aliel, a presidência da comissão marca um momento de valorização da pauta
Para Aliel, a presidência da comissão marca um momento de valorização da pauta -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado Aliel Machado (PV-PR) foi eleito por unanimidade nessa quarta-feira (6) presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana. Ele substitui o deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) na chefia do colegiado.

Para Aliel, a presidência da comissão marca um momento de valorização da pauta e também de desafios de garantia de recursos e consolidação de instrumentos eficientes também para a geração de emprego e renda por meio deste setor, que movimenta cerca de R$ 3 bilhões ao ano. 

No atual cenário, a Cultura tem sido um dos cartões de visita do novo governo, com a reativação do Ministério, que havia sido extinto no governo anterior, a implantação de importantes ferramentas como as transferências e editais oriundas das Leis Paulo Gustavo e a Aldir Blanc, bem como com valorização do patrimônio e da diversidade brasileira. 

“É uma honra assumir a presidência de uma comissão importante para o país, que vai debater a Cultura durante o ano de 2024. Quando a gente fala de Cultura, estamos falando da nossa própria identidade. Isso diz respeito a nossa história, ao nosso passado e também ao futuro”, reforça Aliel.

O parlamentar destaca ainda pelo momento difícil pelo qual o setor passou nos últimos anos, com os efeitos da pandemia e também com a negação da Cultura pelo governo anterior. “Os artistas e o setor foram muito atacados. O setor teve um esvaziamento financeiro, que é preciso recuperar. Ao mesmo tempo, fico feliz por ter ajudado a aprovar as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Também voltamos a ter a Conferência Nacional de Cultura, que não era realizada há anos”, diz. 

Na última semana, foi realizada ainda a 4ª Conferência Nacional de Cultura, celebrando a retomada das políticas para o setor após um hiato de uma década. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, o evento marca a garantia do direito universal manifestado na Constituição de 1988. 

Imagem ilustrativa da imagem Aliel Machado é eleito presidente da Comissão de Cultura da Câmara
  

Perfil - Aliel Machado está em seu terceiro mandato de deputado federal. Além da Cultura, o parlamentar paranaense já presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e finalizou esta semana o mandato como presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso). Além disso, ele foi relator do projeto que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e estabelece tetos para emissões e um mercado de venda de títulos de carbono (PL 2148/15). O texto foi aprovado pela Câmara no final do ano passado e aguarda votação no Senado.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE