Irmã Edites celebra 44 anos de protagonismo no ensino de PG | aRede
PUBLICIDADE

Irmã Edites celebra 44 anos de protagonismo no ensino de PG

Diretora do Colégio Sagrada Família desde 1980, em mais da metade de sua vida ela se dedica à educação. Além de ser referência na área do ensino, ela é presidente da Associação Família de Maria

Edites Bet completou mais um ano de vida nessa segunda-feira, dia 22
Edites Bet completou mais um ano de vida nessa segunda-feira, dia 22 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quando se fala em Colégio Sagrada Família, uma das primeiras sinapses que o cérebro faz é remeter à imagem da Irmã Edites Bet. Diretora da instituição de ensino, ela é uma referência no âmbito da educação em Ponta Grossa, uma figura conhecida por gerações de famílias e reconhecida por alunos de qualquer escola da cidade. Tal posição foi alcançada pela longa trajetória à frente do Sagrada Família: ela assumiu esse cargo em 1980, o que significa que em 2024, completará 44 anos como diretora de uma das mais tradicionais e importantes Instituições de Ensino da cidade.  

Nessa segunda-feira, dia 22 de janeiro, Edites completou 72 anos de vida. Desses, mais de 50 foram vividos dentro do Colégio Sagrada Família, onde ela ingressou em 1972. Na instituição, ela se transformou em professora no mesmo ano em que entrou, depois se formou em Pedagogia na UEPG, e veio a assumir a diretoria do colégio em fevereiro de 1980. Isso significa que em mais da metade de sua vida ela empenha sua dedicação para a educação, como protagonista, junto aos alunos e professores, em busca de disseminar o ensino da melhor forma possível, contribuindo para construir um futuro melhor.

Natural de Bituruna, Edites ingressou na vida religiosa em 1964, aos 12 anos, quando começou a fazer parte da congregação Irmãs da Sagrada Família de Maria. Ela saiu de Jaguariaíva, rumo a Ponta Grossa, aos 20 anos, justamente para auxiliar no colégio onde ela viria a construir toda a sua carreira profissional. “É uma vida com sorte que eu tive, porque como diretora, desde irmã nova e mesmo profissional nova ainda, quando assumi a direção sagrada, eu enfrentei muitos desafios. E pra mim os desafios, as dificuldades me trouxeram realização e alegria. E eu só tenho realmente a agradecer, porque o Sagrada me deu essa oportunidade de exercer a minha profissão, desenvolver os meus talentos e o meu dom dentro de uma instituição de ensino tão querida”, resume.

Além de diretora, Edites Bet também é presidente da Associação Família de Maria, mantenedora de todos os colégios, escolas, creches e projetos sociais que o Sagrada Família tem pelo Brasil.  “O ensino e a educação representam para mim sonhos e realizações. Também representa para mim vida, esperança, alegria, bem-estar. Por que eu digo tudo isso? Porque realmente eu dediquei toda a minha vida ao ensino, à educação, quer de uma forma ou de outra, da maneira formal e também da maneira informal, através de pastorais, de outros trabalhos”, argumenta.

Ao avaliar sua trajetória profissional, ela fala com orgulho, expondo todo o seu amor pelo que ela sempre fez e segue fazendo. “Para mim, a educação e o ensino significam tudo o que de melhor o ser humano precisa para ter respeitabilidade e para ter a dignidade pessoal preservada, reservada e muito amada por todos. Também o ensino e educação para mim representam doação e amor sem parcialidade total. A doação quando feita com totalidade, ela tem o seu reconhecimento e isso na educação representa a alegria e gratidão”, conclui.

FUTURO

Pessoa sempre simpática e ativa, a irmã sempre transmite um ar de serenidade, de amizade ao seu interlocutor, com muita sabedoria nos diálogos. Sabedoria que deverá ser compartilhada por ela por muitos anos vindouros. “Mesmo nessa idade que eu já estou e depois de tantos anos no Sagrada, eu me coloco como se fosse o primeiro dia, nas mãos de Deus e nas mãos da comunidade que a gente serve no dia a dia. Espero viver com serenidade muitos e muitos anos para receber o carinho que sempre recebo deste povo, mas para doar o pouco que eu sou e o pouco de experiência que eu arregimentei durante esses anos. E a todos eu só expresso gratidão e a Deus eu me entrego com confiança novamente, fazendo ensino até o momento que Deus me chamar para outra tarefa ou para a eternidade”, finaliza a Irmã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE